
O projeto de alertas de desastres por TV por assinatura, coordenado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em conjunto com as prestadoras de TV por Assinatura e os órgãos vinculados à Defesa Civil, representados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), começa a valer nos estados do Nordeste, sendo implementado nos estados da Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Esta é a última fase do projeto que já está disponível nas regiões sul, sudeste, centro oeste e norte do país.
Objetivos do Projeto
Esse projeto tem como objetivo complementar e auxiliar as ações dos órgãos de Defesa Civil na prevenção e mitigação dos impactos ocasionados por desastres naturais, alertando os cidadãos que estejam em localidades de risco sobre a iminência de eventos como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo, entre outros.
Como funciona?
Não é necessário realizar o cadastro para poder receber os alertas, eles aparecerão por 10 segundos na tela do cliente de TV por assinatura como um pop-up (imagem sobreposta), possibilitando fechar o aviso. Os alertas serão enviados pelas própria operadoras de TV e são responsabilidade dos órgãos de Defesa Civil, que dispõem de informações como estudos meteorológicos, geológicos e sismológicos.
Os clientes serão avisados do início desse serviço com a mensagem: “DEFESA CIVIL: agora os ALERTAS de RISCO estão na sua TV. Fique ligado!” e não se pode bloquear o recebimento desses alertas. Atualmente as operadoras participantes são Sky, Oi, Vivo, Claro (NET) e NossaTV.
Para mais informações sobre os alertas de desastres: https://bit.ly/2EAAgF2
Fonte: Anatel - https://bit.ly/38MONeK