• Débora Álvares / HuffPost Brasil

Novo PSDB de Doria e Frota não tira poder da velha guarda tucana


A empreitada do governador de São Paulo, João Doria, em busca de novos quadros para o PSDB está longe de significar o sepultamento da ala antiga da legenda. A vitória do deputado federal Aécio Neves (MG) no mês passado, quando a Executiva Nacional rejeitou abrir processo para expulsá-lo da legenda, expôs o conflito. E deixou mais que clara uma realidade: novo e velho serão obrigados a conviver.


Essa é a avaliação feita ao HuffPost por tucanos, assessores e aliados bastante próximos de Doria, que acompanham as movimentações dentro e fora do PSDB.


De um lado, está o governador à frente do que ele próprio tem chamado “Novo PSDB”: midiático, transparente. Do lado oposto, nomes de peso com trânsito nos bastidores. E aqui vale frisar ampla participação em favor de Aécio do ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso e do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin — padrinho de Doria, atualmente desafeto.


Desde que assumiu o governo paulista, João Doria trata o partido como “meu PSDB” e insiste ainda mais na necessidade de “renovação”. Ao contrário do que planejava, porém, não conseguiu expulsar da cúpula antigos caciques bastante atuantes. A Executiva continua composta por boa parte da “velha guarda”. Permanecem os ex-presidentes da legenda Geraldo Alckmin (SP), Aécio Neves (MG), José Serra (SP), Tasso Jereissati (CE), Teotônio Vilela Filho (AL) e José Anibal (SP).


Apesar disso, Doria emplacou na presidência do PSDB seu aliado Bruno Araújo (PE), de quem, inclusive, cobra fatura sempre que pode. “O Bruno, ao assumir, ele sabe a responsabilidade que tem daqui pra frente. Nós não vamos mais jogar poeira e coisa suja embaixo do tapete. Vamos ter que ter a capacidade de julgar de forma correta, de forma isenta, e dar a oportunidade de todo peessedebista andar na rua de cabeça erguida”, disse o governador em maio às véspera da troca de comando do partido.


Posts recentes

Ver tudo

EDITAL DE LEILÃO RURAL

Jorge Ferlin Dale Nogari dos Santos, Leiloeiro Rural, nomeado pela Federação de Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia – FAEB, com carteira profissional de nº 003/2020, com endereço profissional na

Jornal Classe A LTDA ME
Av. Tancredo Neves, 1016 - Aroldo da Cruz 
    CEP: 47850-000 / Luís Eduardo Magalhães-BA
 jornalclassea@yahoo.com.br
77 3639-0108 

© 2016 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com