Uma campanha realizada pelo Centro Esportivo e Cultural da Associação de Moradores do Aracruz (Ceca) reuniu crianças e comunidade num trabalho de reflorestamento e arborização urbano. O projeto consistiu em trocar caixinhas de leite e sucos usadas por água sanitária com a comunidade, e a partir daí transformá-las em caqueiros para mudas de Ypê, árvore nativa do nosso bioma Cerrado.
A ideia foi concebida dentro do entro da disciplina de educação ambiental do projeto cidadão mirim. De acordo com Leandro Meira, coordenador do CECA, foram distribuídos mais de 500 litros de águia sanitária e arrecadas mais de duas mil caixinhas de leite, onde foram plantadas sementes de Ypê.
As caixinhas foram reutilizadas para fazer o plantio das sementes, que já estão germinando. Segundo Leandro as caixinhas tem um período longo de decomposição, mas sendo reutilizadas nesse projeto diminuem o seu impacto ambiental.
Segundo especialistas a composição desse tipo de caixa é feita de material como alumínio e polietileno. O processo de decomposição é lento e pode degradar o meio ambiente. Quando utilizado para o plantio, já consegue-se diminuir esse impacto.
Com essa atitude, as caixinhas são reutilizadas por um período entre 8 e 12 meses a mais, tendo como resultado as plantas que nelas são produzidas e a quebra de resistência, antes de manda-las de volta para a natureza.
“As crianças pegaram na terra e todos os dias que tem aula vem e molham. Aprendendo desde cedo a reciclar, reutilizar e cuidando do meio ambiente.” conta Leandro.
Até agora já foram plantadas 1500 sementes, que posteriormente serão cedidas a uma loteadora da cidade, em novos projetos de moradia e urbanização, além de as próprias crianças realizarem o plantio das mudas crescidas em praças, ruas e em vários cantos da cidade fazendo a arborização e reflorestamento.
“É de suma importância esse envolvimento das crianças e da comunidade nesse processo de reutilização dessas embalagens, retirando isso do lixo e dando um fim útil ao que não deve ser descartado de forma irresponsável. O nosso objetivo é desenvolver o caráter participativo e esse cuidado com o meio ambiente desde cedo, pra que nossas crianças cresçam com essa visão”, finalizou Leandro.
Hoje o Ceca tem dois projetos em andamento, o Balé Social e o Cidadão Mirim, totalizando 60 crianças. Quem quiser ajudar pode entrar em contato pelo instagram cecaamma. A cada três caixinhas de leite você recebe um litro de água sanitária e contribui com o meio ambiente.