O governo federal anuncia na tarde desta quarta-feira (21) uma lista com 17 empresas estatais que serão privatizadas. O conteúdo da lista foi obtido pelo jornal O Globo. O ministro da Economia, Paulo Guedes, já havia adiantado número de empresas a entrar no programa de venda na manhã desta quarta.
A lista inclui os Correios, cuja privatização já havia sido adiantada pelo governo meses atrás; e a Eletrobras, cuja venda precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional, que recentemente derrubou uma medida provisória (MP) que facilitaria a desestatização.
Entre as surpresas da lista está a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que controla a imprensa estatal, como a Agência Brasil e a TV Brasil. A EBC foi criada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2007.
Entraram também no programa de desestatização do governo o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), a Loteria Instantânea Exclusiva (Lotex), conhecida como “raspadinha”, a Telebras e até a Casa da Moeda.
Parte dos processos iniciados Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) ainda deverá passar por aprovação do Congresso. O ministro Guedes disse que pretende vender todas antes do final de 2019, mas ainda faltam estudos para viabilizar os leilões.
O governo não revelou mais detalhes, como quanto pretende faturar com cada empresa. Veja a lista completa das estatais que serão privatizadas:
Empresa Gestora de Ativos (Emgea)
Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias (ABGF)
Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro)
Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev)
Casa da Moeda
Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp)
Centrais de Abastecimento de Minas Gerais (Ceasaminas)
Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU)
Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. (Trensurb)
Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa)
Empresa Brasil de Comunicação (EBC)
Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec)
Telebras
Correios
Eletrobras
Loteria Instantânea Exclusiva (Lotex)
Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp)