• Ascom Embasa (UNB)

Intervenções no Centro de LEM para expandir acesso a coleta de esgoto são iniciadas


A partir desta segunda-feira (3), a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) vai iniciar as intervenções para expandir a rede de esgotamento sanitário no Centro de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia. As obras vão começar pela rua Rondônia, nas quadras 77, 79, 61, 63 (próximo ao Mundo Escrita), que ficarão interrompidas das 8h às 18h para a implantação dos ramais prediais e das caixas de inspeção. Ao longo da semana, a obra segue para as ruas Castro Alves, Rui Barbosa, Clériston Andrade e José Cardoso (verificar cronograma abaixo).


Nos locais de maior aglomeração do comércio local, a obra será executada nos finais de semana para reduzir os transtornos com a interrupção do tráfego no local. No sábado (8) e no domingo (9), as equipes estarão em campo nas ruas Rondônia, nas quadras 13 e 15 (próximo aos bancos), e José Cardoso de Lima, nas quadras 13, 15, 29 e 31 (próximo ao Sabor e Arte).


O trabalho sempre será iniciado e concluído no mesmo dia. De segunda a sexta, acontecerá entre 8h e 18h, aos sábados, das 13h às 18h, e aos domingos das 8h às 18h. Já a recomposição da pavimentação asfáltica vai ocorrer até 8 dias após o término da intervenção, por conta da logística de entrega de asfalto e o tempo necessário para os ajustes de compactação do solo recomposto após a abertura de vala.


Para o gerente regional da Embasa, Francisco Andrade, a empresa esperou finalizar o período chuvoso para organizar uma operação padrão de execução da obra visando reduzir os transtornos causados por este tipo de intervenção. “É uma obra necessária, porque muitos imóveis ainda não possuem o ponto de ligação do imóvel com a rede de esgotamento e existe uma demanda dos proprietários dos imóveis para que a Embasa preste este serviço, evitando o uso de fossa e os custos envolvidos nesta solução individual de destinação adequada de esgoto doméstico”, afirma.


Investimento – Até o mês de outubro, a empresa responsável por executar os acessos para ligação dos imóveis à rede de esgoto deve concluir os trabalhos, permitindo que mais 5,5 mil imóveis sejam beneficiados com coleta e tratamento de esgoto doméstico. Nos últimos quatro anos, a empresa investiu R$ 21,6 milhões em reparos no sistema de esgotamento sanitário de Luís Eduardo Magalhães – rede coletora, estações de bombeamento e estação de tratamento – para garantir que os esgotos domésticos sejam coletados dos imóveis e transportados até a estação de tratamento para retornar de forma segura ao meio ambiente. Neste ritmo, a previsão é que até o final de deste ano a cobertura de atendimento do serviço de esgotamento sanitário atinja 68%, saindo dos atuais 40%.


Cronograma da obra de esgotamento sanitário no Centro de LEM


Período da execução: De 3 a 9 de junho



Jornal Classe A LTDA ME
Av. Tancredo Neves, 1016 - Aroldo da Cruz 
    CEP: 47850-000 / Luís Eduardo Magalhães-BA
 jornalclassea@yahoo.com.br
77 3639-0108 

© 2016 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com