Durante a 15ª edição da Bahia Farm Show, as forças de segurança pública se uniram para mostrar ao público um pouco da rotina das polícias, os veículos, equipamentos utilizados para garantir a segurança pública do Oeste baiano, além dos caminhões de combate a incêndios e instrumento de regaste de vítimas. Batizado como Ilha de Segurança, o espaço reúne Corpo de Bombeiros, Policiais Civil, Militar, Rodoviária Federal e Estadual, Cipe Cerrado e Graer.
Segundo o subtenente Edinaldo Costa, da Polícia Rodoviária Estadual, este é o momento ideal para mostrar os trabalhos executados na área de segurança pública e as campanhas educativas que são realizadas ao longo do ano. “Aqui os visitantes podem assistir a vídeos, conhecer o fardamento e um pouco mais da nossa rotina. Temos expostos equipamentos interessantes como o popular bafômetro, material de controle de distúrbio civil e o radar para estudos e detecção de excesso de velocidade. Estamos recebendo escolas de toda a região e isso é muito importante para nós”, declarou.
Também estará disponível a Delegacia Móvel da Polícia Civil, operando normalmente com registros de ocorrências e carceragem. Já no estande, estão expostos materiais bélicos letais (armamento) e não letais como gás de pimenta e granadas de efeito moral, luz e som. “Além de divulgar o nome da Polícia Civil e o nosso trabalho, atenderemos na unidade móvel todo o registro de ocorrências delituosas ou não, com um delegado, escrivão e agentes, contando como o apoio da Coordenadoria de Operações Especiais (COE)”, disse o delegado Leonardo Mendes.
Os agentes de segurança pública se tornaram importantes parceiros também dos produtores rurais. Todo ano, a região conta com a realização da Operação Safra, que intensifica o policiamento no período de colheita, reforça a segurança nas estradas e reduz a criminalidade também nas sedes dos municípios.