• Dra. Adriana Victor de Barros

Criança usa aparelho?


A dúvida de qual a melhor idade para iniciar um tratamento com aparelhos é muito comum entre pacientes e responsáveis. Por isso é importante saber mais sobre o assunto, como o fato de que crianças a partir de 3 anos se necessário, já podem receber tratamento.


As más oclusões em crianças salvo em pouquíssimos casos, devem ser tratadas quanto antes. Esperar o paciente crescer, trocar os dentes, é esperar o problema se agravar enquanto se pode fazer muito por ele.


Tratá-lo durante a primeira infância significa interferir no crescimento patológico, trazendo-o para os padrões normais, evitando que o problema se agrave e torne-se, no futuro, muito pior de resolver ou até insolúvel, necessitando lançar mão de procedimentos mais traumáticos como as cirurgias de maxila ou mandíbula.


Cuidar do problema o mais cedo possível e zelar pela saúde do paciente, é oferecer a ele crescimento e desenvolvimento ósseo adequado e lhe proporcionar qualidade de vida. Más oclusões em crianças podem comprometer o desenvolvimento e crescimento geral do organismo. O problema de má oclusão nos adultos de hoje já existiam em 85% dos casos desde criança e durante esse tempo o problema só se agravou.


Além disso, quando falamos em tratamento com aparelhos para crianças o alinhamento dentário não é o principal objetivo, visamos principalmente melhora na respiração, direcionamento do crescimento ósseo, postura, sono, ronco e apneia, bruxismo, concentração, ansiedade, musculatura facial, mastigação entre outras alterações que estão intimamente associadas a má oclusão.


Precisamos estar atentos às alterações das crianças para que possamos proporcionar atendimento imediato impedindo que as patologias se agravem. O profissional que tem o primeiro contado com a criança e diagnostica as alterações assim como planeja o tratamento de primeira fase é o Odontopediatra. O tratamento precoce resolve 95% das más oclusões, estimula o crescimento ósseo fazendo modelagem do osso basal, alveolar e das suturas aumentando a possibilidade de tratar. Tudo isso se torna possível com a Odontologia Miofuncional.


Jornal Classe A LTDA ME
Av. Tancredo Neves, 1016 - Aroldo da Cruz 
    CEP: 47850-000 / Luís Eduardo Magalhães-BA
 jornalclassea@yahoo.com.br
77 3639-0108 

© 2016 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com