• Assessoria de Imprensa da Clínica de Olhos Yano.

Dia mundial do glaucoma: Especialista alerta sobre a doença que é a principal causa de cegueira irre


O dia 12 de março é lembrado como o dia mundial do glaucoma, sendo uma das doenças dos olhos que mais causa dano progressivo ao nervo ótico impedindo o olho de transportar informações visuais para o cérebro.


Segundo a Organização Mundial de saúde (OMS), o glaucoma é a segunda maior causa de cegueira em todo o mundo e a principal causa de cegueira irreversível. Estima-se que, globalmente, 4,5 milhões de pessoas são cegas devido ao glaucoma e que este número aumentará para 11,2 milhões até 2020.


O glaucoma é um doença silenciosa, principalmente nos estágios iniciais. Até 50% das pessoas afetadas nos países desenvolvidos não sabem que têm glaucoma.


De acordo com a médica oftalmologista, Susan Yano, uma vez ocorrido, o dano visual é irreversível.



“Há vários tipos de glaucoma. Alguns podem ocorrer como uma complicação de outras doenças visuais, mas a vasta maioria é “primária”, ou seja, ocorre sem uma causa conhecida. As principais alterações nos olhos são dor, perda de visão, olhos vermelhos, desconforto e embaçamento”, explica a especialista.


Os principais fatores de risco são: histórico familiar, pressão intraocular elevada, idade acima de 40 anos, diabetes, uso prolongado de corticoides e presença de lesões oculares.


“O glaucoma compromete o nervo óptico encarregado de levar as mensagens visuais para o cérebro. Por isso, é recomendado consultas anuais a todos que já têm 40 anos ou mais, como forma de prevenção.”, finaliza a médica oftalmologista, Susan Yano.


Jornal Classe A LTDA ME
Av. Tancredo Neves, 1016 - Aroldo da Cruz 
    CEP: 47850-000 / Luís Eduardo Magalhães-BA
 jornalclassea@yahoo.com.br
77 3639-0108 

© 2016 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com