- Por Drª. Adriana Victor Barros
O medo da criança que vem do adulto.

Pais normalmente são responsáveis pelo filho ter medo de dentista. Sem perceber eles podem passar traumas que levam durante a vida para seus filhos. Isso acontece também com a consulta no dentista. Pensando em tranquilizar a criança, as frases “não precisa ter medo” e “não vai doer nada” podem ser o início de uma carga de ansiedade desnecessária.
Os pais não precisam preparar seu filho para o pior, a criança nunca foi ao dentista e nem desconfia que talvez vá doer, é melhor deixar que ele tenha sua própria experiência, limpa e sem influências negativas.
Caso a criança pergunte como é ir ao dentista, diga que ele é o profissional que cuida da saúde da boca, e que limpa os dentes com escova e pastas especiais. Depois que ele for atendido é importante conversar sobre a experiência, saber o que a criança achou da visita ao dentista, sempre enfatizando coisas boas.
É importante ter em mente que a experiência que os adultos passaram na infância em uma cadeira de dentista pode não ser mais realidade hoje em dia. Isso porque os profissionais, consultórios, e procedimentos passaram por muitos processos de estudo e modernização para garantir mais conforto do paciente. A conversa em família depois da consulta é muito importante, deixar a criança contar a experiência dela pode até mudar o modo como os pais veem o dentista.
A criança precisa se agradar e se sentir segura com o profissional. O mais indicado é deixar que ela crie um vínculo com o dentista, já que ele pode determinar a experiência que a criança vai ter.
Para estimular o hábito de cuidar da saúde bucal, os pais podem usar livros e desenhos educativos. A criança gosta muito do lúdico, então, uma dica é falar sobre o som que as coisas emitem, o gosto que têm, criar personagens, personificar a cárie, o dentista, pois isso deixa a experiência mais rica.
Tenho experiências incríveis no consultório com crianças que são estimuladas positivamente pelos pais e familiares. Eles brincam se divertem e cuidam da saúde bucal. Cada criança deve ser cuidada de acordo com o seu tempo de aceitação, algumas vezes o primeiro dia não é fácil, mas nas próximas consultas eles já aceitam o procedimento.
Busque sempre um especialista, o Odontopediatra é o dentista mais preparado para atender crianças e de forma diferenciada, de acordo a necessidade de cada paciente.