• Ascom SSP/BA

Primeiro dia da Expo Segurança atrai centenas de visitas


Sediada no Shopping da Bahia, a Expo permite que a sociedade conheça alguns dos equipamentos utilizados pelas forças segurança.


Quem passou pelo 2º andar do Shopping da Bahia na manhã desta quinta-feira, 14, conheceu boa parte dos equipamentos utilizados pelas forças de segurança estaduais - polícias Civil, Militar, Técnica e Corpo de Bombeiros Militar. Em sua 5ª edição, a Expo Segurança, que teve início nesta quinta e segue até sábado, 16, já atraiu visitantes e admiradores pelas instituições.

Com a finalidade de mostrar as tecnologias e equipamentos utilizados pelas forças de segurança, durante os eventos baianos, a Expo é sempre exibida dias antes do Carnaval de Salvador. Presente no evento, o Departamento de Polícia Técnica - um dos estandes que mais atrai visitantes-dispõe de uma série de ferramentas.


Um dos principais interesses do público foi sobre a área da Balística Forense, que permite a identificação e vinculação de um projétil e um armamento. Na prática, esse setor do DPT consegue apontar se uma munição encontrada tem relação ou não com a arma de fogo periciada).


A parte de documentoscopia, que analisa a originalidade e autenticidade de alguns documentos, de identificação biométrica nas cenas de crime e de entomologia forense, que utiliza os insetos para auxiliar na estimativa do tempo da morte, também aguçaram a curiosidade dos visitantes no estande do Departamento de Polícia Técnica.

Impressionada com o espaço ocupado pela Coordenação de Operações Especiais (COE), a estudante Marília Ramos, 20 anos, que pela primeira vez teve acesso a exposição, comentou sobre o evento. "Eu não sabia que a nossa polícia possuía tantas coisas. Sinto uma forte atração por essa área de segurança e, realmente, estou achando muito legal". No expositor da COE é possível visualizar, além dos três diferentes tipos de fardamentos, materiais utilizados para situações táticas, de busca, apreensão, fuzis de assaltos, dentre outros. "Cada equipamento tem uma finalidade e varia de acordo com a missão", explicou o policial da COE, Leandro Bahia.


Responsável por atuar em grandes eventos, o Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos (Bepe), também está presente na exposição. Escudo, capacete anti-tumulto, peneiras de Controle de Distúrbio Civil (CDC), espingarda calibre 12, granadas explosivas, equipamento de choque elétrico, bastão policial, capacete utilizado na arquibancada e no campo, cartilha do torcedor, além de um lindo troféu que a unidade recebe anualmente pela Federação Baiana de Futebol, na final do Campeonato Baiano, são alguns dos itens disponíveis para serem visitados.

Uma das corporações mais admiradas, o CBM marca presença com exposições de materiais para salvamentos aquáticos, de combate a incêndio, de resgate em ambiente confinado (poços) e veicular.


Materiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), Batalhões de Choque e da Polícia Rodoviária, Polícia Civil (Delegacia Virtual e Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur) também estão disponíveis na Expo Segurança.


Jornal Classe A LTDA ME
Av. Tancredo Neves, 1016 - Aroldo da Cruz 
    CEP: 47850-000 / Luís Eduardo Magalhães-BA
 jornalclassea@yahoo.com.br
77 3639-0108 

© 2016 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com