• Ascom Prefeitura Municipal LEM

Luís Eduardo Magalhães é destaque no Seminário de Controle das Leishmanioses nos municípios da regiã


Servidores da diretoria de Vigilância em Saúde da secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães estão participando entre os dias 04 e 05 de dezembro, de uma capacitação sobre o Programa de Controle das Leishmanioses no Estado da Bahia. O evento que é promovido pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP), Superintendência de Vigilância Sanitária (SUVISA) e Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) em parceria com o Núcleo Regional de Saúde (NRS Oeste), está acontecendo no auditório do CETEP em Barreiras.


O objetivo do encontro é aprimorar as ações de controle das leishmanioses nos municípios do oeste da Bahia, através da capacitação dos técnicos da vigilância epidemiológica, entomológica, controle vetorial, atenção básica e núcleos de vigilância hospitalar.


Alguns dos temas debatidos na capacitação são a situação epidemiológica das leishmanioses no estado e na macrorregião Oeste da Bahia; a vigilância entomológica aplicada à prevenção e controle das leishmanioses; a vigilância e controle de reservatórios das leishmanioses com as recomendações, limites e legislação vigente; a apresentação dos dados de vigilância canina regional e apresentação de projetos e programas de controles de leishmanioses executados pelos municípios.


O município de Luís Eduardo Magalhães foi destaque no primeiro dia da capacitação, com a apresentação do Programa Amigo PET, realizado pelo médico veterinário do município, Adenizar Delgado Chagas Junior. Na apresentação, o veterinário ministrou a palestra “Resgate das ações de controle dos reservatórios das leishmanioses em Luís Eduardo Magalhães”, demonstrando as ações que o Departamento de Vigilância em Saúde está realizando junto aos cães e gatos domésticos e de abrigos no município, que muitas vezes são os principais vetores da doença.



Segundo a Diretora de Vigilância em Saúde, Arisleide Bispo, além do Programa Amigo PET ser pioneiro na região Oeste da Bahia e inovar na política pública de cuidado com cães e gatos, ele também é um modelo de referência para as demais cidades que desejam implantar um programa com este benefício para a população.


“Através do Programa Amigo PET, nós estamos castrando os gatos e os cachorros das pessoas que não possuem condições de realizar esta cirurgia em clínicas particulares. Além da castração gratuita, nós também realizamos a vacinação contra a raiva e consultas veterinárias para a verificação da saúde dos animais”, comentou Arisleide Bispo.


Jornal Classe A LTDA ME
Av. Tancredo Neves, 1016 - Aroldo da Cruz 
    CEP: 47850-000 / Luís Eduardo Magalhães-BA
 jornalclassea@yahoo.com.br
77 3639-0108 

© 2016 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com