• Por Dr. Adriana Victor Barros

Criança também precisa fazer canal


Normalmente quando a notícia de que uma criança precisa fazer um canal é dada a seus pais ou responsáveis, está gera uma grande surpresa. Eles nos olham admirados, incrédulos, sem entender como é possível, dentro de um dentinho tão pequeno existir um canal igual ao de um dente permanente.


Ao contrário do que muitas pessoas pensam, dente de leite tem raiz, e dentro desta raiz existe a polpa que por sua vez fica alojada dentro dos canais. A polpa é a parte viva do dente e deve sim, ser feito o canal em várias situações: infecção por cárie, má formação de dentina ou esmalte, trauma, fratura ou qualquer coisa que venha expor ou infectar esse local tão bem fechado dentro do dente.


A permanência do dente na boca, mesmo que com canal, garante que o crescimento dos ossos do rosto e a fala da criança não sejam prejudicados pela falta de um dente que caiu ou foi extraído precocemente. O dente de leite é temporário e será substituído pelo permanente, mas na hora certa.


O tratamento endodôntico (canal) se trata da retirada ou esvaziamento da parte viva do dente e sua obturação. São realizadas radiografias, normalmente o paciente é anestesiado e então o canal é limpo através de limas e líquidos apropriados e a polpa é removida nesse processo.

Depois que o canal é esvaziado, devidamente limpo e seco, será preenchido por um material restaurador especial que manterá o espaço interno asséptico (sem bactérias) e será reabsorvido de maneira natural, junto com a raiz no tempo certo.


Sempre busque ajuda de um especialista (Odontopediatra), porque quanto menor a criança, maior o grau de dificuldade. Em crianças especiais, o tratamento pode contar com a ajuda de anestésicos inaladores ou anestesia geral.


Por mais impossível que pareça, muitas crianças acabam até dormindo na cadeira, o que facilita muito no tratamento. É importante que as experiências negativas dos pais não interfiram nesse processo, pois a ausência do medo torna tudo mais simples e a tranquilidade da criança significa sucesso para o procedimento.


Para que a criança não precise passar por isso, é fundamental que os pais cuidem dos seus dentinhos. É sempre uma luta árdua e diária fazer com que os pequenos nos deixem escovar seus dentes sem nos levar ao limite da paciência. Mas, um sorriso gostoso e saudável faz cada minuto dessa batalha valer a pena!


Jornal Classe A LTDA ME
Av. Tancredo Neves, 1016 - Aroldo da Cruz 
    CEP: 47850-000 / Luís Eduardo Magalhães-BA
 jornalclassea@yahoo.com.br
77 3639-0108 

© 2016 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com