• Ascom SPRLEM

Encerramento do Programa Despertar 2018: Concurso Municipal do Programa e Culminância de Projetos Es



O Programa Despertar do município de Luís Eduardo Magalhães realizou na manhã de terça-feira, 13, no auditório do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães – SPRLEM, o encerramento do Programa Despertar com o Concurso Municipal do Despertar e Culminância de Projetos Escolares das Escolas do Campo.


O Programa Despertar realizado pelo Sistema FAEB/SENAR, Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães – SPRLEM e Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Educação, é desenvolvido em cinco escola da Zona Rural da cidade, sendo elas: Escola São Francisco (Vila Buriti), Escola Ivanilde Cedro (Povoado Muriçoca), Escola São Paulo (Povoado Novo Paraná), Escola Henrique de Freitas (Assentamento Rio de Ondas – Vila 02) e Escola Fábio Johner (Povoado Bela Vista) e tem por objetivo uma educação voltada para uma orientação socioambiental e o resgate de valores, desenvolvido com base na realidade escolar de cada comunidade onde as escolas do campo estão inseridas.


Durante a cerimônia estiveram presentes à mesa de honra, o prefeito do município, Oziel Oliveira, os vereadores, Kelmuth Cristóstomo, Ivaney Victor de Oliveira e Santil José Coqueiro, a presidente do SPRLEM, Carminha Missio, a secretária municipal de meio ambiente, Isabel Ceron de Paula, o secretário de educação, o professor, Leandro dos Santos e o coordenador do Programa Despertar, Rogério Zapata Bonilha.


Iniciando o evento, foi reservado o momento para uma mensagem de agradecimento e despedida feita pela coordenadora do Despertar dos anos 2017/2018, Edineia Soares que na oportunidade passou a missão da coordenação do Programa para Rogério Zapata.



“Foram momentos alegres, outros nem tanto, mas todos eles contribuíram imensamente para que eu crescesse profissionalmente e, sobretudo, pessoalmente. Agradeço a cada um por cada sorriso, cada bom dia e principalmente pelo conhecimento partilhado. Saio daqui com muito mais preparo e competência, e o mais importante de tudo são os amigos que fiz, a família nova que descobri. Esta despedida não significa um adeus, apenas o ultrapassar de mais uma etapa. Sigo para outra missão dentro da secretaria de educação do município, mas estaremos sempre juntos, tenho cada um de vocês em meu coração”, falou Edineia.


O prefeito Oziel Oliveira destacou que a semente plantada através do Programa Despertar tem se desenvolvido e gerado frutos.


“Eu tenho uma satisfação imensa em poder estar aqui hoje e dizer que junto com a Federação da Agricultura implantamos este Programa em nosso município. Hoje tenho a oportunidade de continuar plantando sementes, sementes essas que são vocês. Por isso agradeço imensamente aos coordenadores, professores e especialmente aos alunos por este trabalho tão bem executado. Obrigada por cuidar de nosso meio ambiente, cuidar de nossas águas, com tanto carinho e amor”, falou o prefeito.


A presidente do SPRLEM, Carminha Missio destacou a parceria existente entre o Programa e o SPRLEM.


“Esta parceria entre o Programa Despertar e o Sindicato existe há muitos anos. Um trabalho realizado com muita dedicação e responsabilidades com certeza darão bons resultados, por isso, não nos esqueçamos que é a partir de primeiros passos como os vistos aqui hoje que garantiremos um futuro muito melhor. Parabenizo a todos os profissionais e alunos que se dedicam e abraçam o Programa Despertar”, destacou Carminha.


Durante o evento foram apresentados vídeos das ações desenvolvidas pelas escolas do campo no Programa Despertar neste ano de 2018, como o tema: “Água, cidadania e sustentabilidade” e premiados os alunos professores e escolas que se destacaram dentro do Programa. Os destaques do ano foram premiados nas modalidades: Desenho (Pré escola ao 2º ano das séries iniciais), a aluna da Escola Henrique de Freitas, Anny Vitória; Desenho (3º ano das séries iniciais ao Fundamental I), o aluno da Escola São Francisco, Ycaro Ferreira; Redação (4º e 5º ano das séries iniciais ao Fundamental I) o a aluna da Escola São Paulo, Eduarda dos Santos; Redação (6º e 9º ano das séries iniciais ao Fundamental II), a aluna da Escola Henrique de Freitas, Lara C aroline, na modalidade Agente Despertar, a aluna da Escola Fábio Johner, Kamile Kupas e modalidade Experiência Exitosa dos professores, com o projeto “O reaproveitamento da água do bebedouro”, Da professora, Fernanda Betti, Escola São Francisco.


Aconteceu também a premiação do Projeto Parque Reciclável, que foi idealizado pela coordenação do Programa Despertar com o apoio da Associação do Comércio de Insumos Agrícolas – Aciagri. Nesta categoria foi premiada a escola que se destacou na implantação de brinquedos com materiais reaproveitáveis. A grande vencedora foi a Escola São Francisco.


Na oportunidade as delegadas que representaram as escolas do município nas Conferências Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente nas etapas: municipal, regional, estadual e nacional: Maria Gabriela dos Santos (Escola Municipal Ottomar Schwengber), Larissa de Almeida (Escola Municipal Henrique de Freitas), Dayane Silva de Andrade (Escola Municipal São Paulo) e Luiza Goergen Chaves (Escola Municipal José Cardosos de Lima) receberam homenagens pela brilhante participação nas conferências.


O coordenador do Programa Despertar, Rogério destacou que as mudanças causadas através do programa nas comunidades rurais é perceptível e gratificante.


“Estou assumindo o Programa Despertar em Luís Eduardo Magalhães, agradeço a oportunidade de poder assumir esta missão de agora para frente. O trabalho que realizamos com o Programa Despertar é como colocar a semente na terra, ter o cuidado necessário para que ela se transforme em uma planta que no futuro nos dê bons frutos, e é exatamente isso que esperamos dos nossos alunos com o Despertar, que eles cresçam, se desenvolvam e dê muitos e bons frutos para as suas comunidades e município em geral”, falou Rogério.


Jornal Classe A LTDA ME
Av. Tancredo Neves, 1016 - Aroldo da Cruz 
    CEP: 47850-000 / Luís Eduardo Magalhães-BA
 jornalclassea@yahoo.com.br
77 3639-0108 

© 2016 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com