• Da Redação com informações do Bahia Notícias

Ibotirama registra infestação de Besouros, veja vídeo!


Uma infestação de besouros tomou conta das ruas do município de Ibotirama, no oeste do estado. A prefeitura divulgou por meio de nota nesta quarta-feira (7) que a concentração de insetos nas ruas foi causada por um desequilíbrio ambiental, aliado à deficiência de predadores naturais na cadeia biológica dos insetos.

Ainda conforme a prefeitura, as secretarias de Saúde e Meio Ambiente mantiveram contatos com os órgãos competentes e foram orientados a não fazer dedetização, já que a prática é proibida em casos como este, principalmente em áreas urbanas.

A prefeitura afirmou também que as larvas dos insetos são praticamente inofensivas e não causam problemas de saúde. No entanto, alertou que o líquido liberado pelos besouros quando pressionados contra uma superfície pode provocar queimaduras leves.

A administração do município afirmou que mantém os serviços normais também falou que os serviços normais de limpeza, nos cuidados com o lixo e na limpeza dos terrenos baldios, para diminuir a infestação. A previsão da prefeitura é que a situação seja normalizada nos próximos sete dias, quando os insetos devem retornar ao habitat natural.

NOTA PUBLICA DA PREFEITURA DE IBOTIRAMA SOBRE OS BESOUROS:

A administração municipal comunica a toda população, que compreende que a infestação de besouros que no momento acontece em nossa cidade e em quase todo o país, causa transtornos e incômodo. A praga de besouros que ora acontece, ocorre devido a um desequilíbrio ambiental, com a deficiência de predadores naturais na cadeia biológica dos insetos. As nossas secretárias de saúde e meio ambiente, mantiveram contatos com órgãos competentes e foram orientadas a não praticarem a dedetização, já que é expressamente proibida , nesses casos, principalmente em áreas urbanas. Segundo o entomologista Fernando Barbosa, apesar de incomodarem, as larvas são praticamente inofensivas e não causam problemas de saúde. Apenas o líquido que liberam quando apertados contra uma superfície é que pode provocar as queimaduras leves. “Quando eles soltam um líquido quente com algumas substâncias é que podem provocar queimaduras nas regiões mais sensíveis da pele humana”, esclarece. A previsão é de que a infestação seja amenizada nos próximos sete dias, quando os besouros devem retornar ao habitat natural deles. O entomologista afirma que existem algumas dicas para que a convivência com o inseto seja menos incômoda e uma delas, é manter o menor numero de lâmpadas acesas. A prefeitura de Ibotirama, continua mantendo os serviços normais de limpeza, contando com a ajuda dos munícipes, nos cuidados com o lixo e na limpeza dos terrenos baldios, o que pode e muito, diminuir essa infestação.


Posts recentes

Ver tudo

EDITAL DE LEILÃO RURAL

Jorge Ferlin Dale Nogari dos Santos, Leiloeiro Rural, nomeado pela Federação de Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia – FAEB, com carteira profissional de nº 003/2020, com endereço profissional na

Jornal Classe A LTDA ME
Av. Tancredo Neves, 1016 - Aroldo da Cruz 
    CEP: 47850-000 / Luís Eduardo Magalhães-BA
 jornalclassea@yahoo.com.br
77 3639-0108 

© 2016 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com