• Conversion - Foto: divulgação

Confira 5 dicas para se dar bem na redação do ENEM 2018


O Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM – pode ser considerado o maior vestibular do Brasil! Desenvolvido pelo Inep e ativo desde 1998, o ENEM recebe milhões de inscrições todos os anos. A maior parte dos inscritos é composta por estudantes que querem ingressar em instituições federais de ensino superior ou desejam obter descontos e bolsas integrais nos programas do Governo Federal, como Sisu, Prouni e Fies.


Atualmente, o ENEM é composto por 180 questões objetivas, e como o exame é realizado em dois dias, são divididas 90 questões para cada, sendo aplicada no primeiro dia uma prova com perguntas de Linguagens e Ciências Humanas, além da Redação. E, no segundo dia, questões sobre Ciências da Natureza e Matemática entram em cena.


Redação: o terror dos estudantes


Mais do que responder a quase duzentas questões, a parte mais temida do ENEM é, sem dúvidas, a redação. Devendo ser composto por até 30 linhas, o texto deve estar perfeitamente encaixado nas seguintes requisições:


1. Domínio da norma padrão da língua portuguesa;


2. Compreensão da proposta de redação;


3. Seleção e organização das informações;


4. Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto;


5. Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando valores e considerando as diversidades socioculturais.


Cada um desses atributos pode ser avaliado de 0 a 200 pontos, o que significa que uma redação bem feita pode receber a nota 1.000 no ENEM! Dos 7.603.290 inscritos de 2017, apenas 53 pessoas receberam a nota máxima nesta etapa da prova.


Assim, para que você também alcance a tão desejada nota 1.000 no exame, destacamos cinco dicas relevantes para começar a pôr em prática a partir de hoje:


Treine o tempo. No dia do ENEM, além da redação, há mais 90 perguntas para serem respondidas. Justamente por isso, organizar o tempo gasto na produção do texto para que o restante da prova seja feito sem pressa é extremamente importante. Mas esse fator apenas é conquistado por meio da prática, cronometrando o tempo gasto para realizar redações.


Desenvolva propostas de intervenção. A proposta de intervenção está entre os principais fatores avaliados na realização da redação do ENEM. Dessa forma, é necessário refletir e argumentar sobre o tema, apresentando uma solução benéfica para a sociedade a partir dos elementos externos do texto e do seu próprio repertório de conhecimento.


Entenda a norma culta da língua. Acentuação, pontuação e concordância são fatores essenciais para escrever uma redação nota 1.000! Por isso, conhecer as principais regras gramaticais da Língua Portuguesa é uma forma de garantir uma nota excelente na prova escrita do ENEM.


Treine semanalmente. Já dizia aquele velho ditado: “A prática leva à perfeição”. Quando falamos em redação, isso também se aplica! Fazer um texto dissertativo argumentativo não é uma tarefa tão fácil, por isso, treinar semanalmente um novo artigo, sobre um novo tema, é uma ótima forma de praticar sua escrita, sua organização de pensamentos e o tempo gasto para tal execução.


Mantenha-se atualizado. O ENEM sempre irá buscar abordar temas atuais ou relevantes para um determinado momento da história da humanidade. Por isso, estar atualizado quanto às notícias e questões relacionadas à cultura, cidadania, ecologia, sustentabilidade, energias renováveis e outros temas será um grande diferencial na hora de montar um bom texto.


Agora que você já conhece as principais dicas para se dar bem na redação do ENEM 2018, é hora de começar a se preparar e praticar!


Jornal Classe A LTDA ME
Av. Tancredo Neves, 1016 - Aroldo da Cruz 
    CEP: 47850-000 / Luís Eduardo Magalhães-BA
 jornalclassea@yahoo.com.br
77 3639-0108 

© 2016 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com