• Ascom Clinica de olhos Yano

Dia Nacional de combate ao fumo: especialista alerta sobre perda de visão.


Você sabia que o cigarro pode levar à cegueira? O hábito de fumar aumenta em pelo menos duas vezes o risco de doenças como a catarata, glaucoma e degeneração macular relacionada à idade.

O Dia Nacional de combate ao fumo, comemorado nesta quarta-feira, 29 de agosto, tem como objetivo conscientizar a população sobre os danos causados pelo tabaco, relacionados também à saúde dos olhos.


“Quando uma pessoa inala o fumo de um cigarro, as substâncias tóxicas são transportadas pelo sangue por todos os órgãos do corpo, incluindo os olhos”, explica a médica oftalmologista, Susan Yano.


Segundo a especialista, a catarata é a doença que mais se desenvolve em pessoas que consomem o tabaco. “Isso ocorre devido à opacificação do cristalino. A diminuição da percepção das cores, a visão dupla e a perda de visão noturna são alguns dos sintomas”, comenta Susan.


A degeneração macular é outra doença causada pelo consumo do tabaco. Já que leva à perda da visão central e pode levar à cegueira. A visão desfocada, a alteração da percepção de linhas retas ou falhas são alguns sintomas da degeneração macular.


De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabaco está relacionado a mais de 50 doenças, e conforme alguns estudos na área, o tabagismo contribui para o agravamento do glaucoma.


“O cuidado com a saúde dos olhos deve ser redobrado. O cigarro pode gerar também desconforto àqueles que usam lentes de contato. Por isso é importante que o paciente faça o acompanhamento médico e evite problemas de saúde”, orienta a oftalmologista.