• Ascom / OAB

*“A Ordem é de todos”, afirma Fabrício ao lançar Avança OAB*


O conselheiro federal da OAB, Fabrício Castro, ressaltou a importância da ampla participação dos advogados na gestão da entidade, ao lançar o movimento Avança OAB, na noite de terça-feira (31). “A Ordem é de todos”, afirmou, diante de centenas de profissionais do Direito, de diversas regiões da Bahia, que lotaram o auditório do Edf. Boulevard Side Empresarial, em Salvador.


No evento, Fabrício falou sobre a alegria de colaborar com as profundas transformações implementadas na Ordem. De acordo com ele, a instituição tem, hoje, compromisso com a advocacia e com a sociedade. “É uma OAB de verdade, que faz o enfrentamento da ineficiência do Poder Judiciário, que defende as prerrogativas, que deu vez e voz à advocacia do interior, que assegurou uma efetiva participação de mulheres, negros e jovens”.


Para o conselheiro, apesar de tantas mudanças, é preciso avançar mais. Além de assumir o compromisso de intensificar a luta pelo respeito às prerrogativas, ele reiterou as críticas ao Judiciário, que estaria “matando de fome a advocacia”, com a ineficiência, o fechamento de comarcas, o mau funcionamento dos cartórios integrados e a falta de juízes e servidores.


Citando o escritor norte-americano Ernest Hemingway, o presidente da OAB-BA, Luiz Viana, falou da necessidade de continuar a luta conjunta para melhorar as condições de trabalho dos advogados. “É muito importante, para mim, arregaçar as mangas e caminhar com pessoas que pensam a vida, a advocacia e a OAB parecido comigo. Eu não tenho casa em Miami, não tenho plano B para fugir do Brasil, não tenho carro importado na minha garagem. Sou um advogado que trabalha todos os dias para pagar as minhas contas”.



O presidente Luiz Viana ainda destacou a transparência fiscal e a aproximação com os advogados como pontos positivos da atual gestão. “A OAB nunca teve a transparência total que tem hoje. É só entrar no nosso site. Lá tem todas as prestações de contas, com o saldo diário da nossa conta bancária. A gente também abriu as portas da OAB para a advocacia. A Ordem era encastelada em si mesma”, pontuou.


Presente ao evento, o advogado Fernando Santana enalteceu o papel da OAB-BA na defesa da ordem democrática e das instituições republicanas. “As pessoas aqui reunidas estão construindo um discurso de união e força, para evidenciar que a OAB-BA é uma instituição que não tem dono”.


Ao declarar apoio à pré-candidatura de Fabrício à presidência da OAB-BA, o advogado Fredie Didier ressaltou o caráter equilibrado e o poder de liderança do colega. “Fabrício tem a serenidade de um líder, tem a capacidade de ouvir o seu problema e de se colocar na sua posição, tentando encontrar a melhor e menos onerosa forma de resolver um conflito”.


A vice-presidente da OAB-BA, Ana Patrícia Dantas Leão, abordou o crescimento da participação feminina na entidade. “Nós nunca tivemos tanto espaço na instituição. Em 86 anos da OAB-BA, eu sou a primeira mulher vice-presidente. Essa é uma conquista de todas nós”, frisou. “A OAB é nossa. E eu sou a OAB. Uma mulher negra e militante”, assinalou a advogada Raimunda Oliveira. “Fabrício, você me representa”, apoiou a advogada Érica Uderman, que é cadeirante.


Jornal Classe A LTDA ME
Av. Tancredo Neves, 1016 - Aroldo da Cruz 
    CEP: 47850-000 / Luís Eduardo Magalhães-BA
 jornalclassea@yahoo.com.br
77 3639-0108 

© 2016 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com