• Ascom PMLEM

Secretaria de Agricultura de Luís Eduardo Magalhães desenvolve ações na Bahia Farm Show


Além de apresentar as novidades do agronegócio, a Bahia Farm Show é uma boa oportunidade para os visitantes conhecerem iniciativas e projetos desenvolvidos pelo município. No stand da secretaria de Agricultura, por exemplo, moradores do Assentamento Rio de Ondas, representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e o prefeito de Luís Eduardo Magalhães discutiram a criação de um convênio entre os governos municipal e federal para agilizar o processo de regularização fundiária das 252 família estabelecidas no local. A oficialização da posse é de fundamental importância para o desenvolvimento de atividades econômicas regulares e legalizadas.


“Quando essa etapa for superada os assentados terão CNPJ e nota fiscal, e a partir daí poderão comercializar a produção para qualquer parte do país, inclusive municípios, estados e união” comentou o prefeito Oziel Oliveira.


Seu Domingos da Silva tem 62 anos e participou do encontro. Ele ficou satisfeito com as explicações e pretende regularizar a situação o mais rápido possível.


“Há muito tempo espero por isso e tenho certeza que a partir de agora as coisas serão mais fáceis”, comemorou o assentado.


A secretaria de Agricultura também montou uma demonstração de uma metodologia de produção denominada aquaponia. Trata- se de um sistema de produção integrada de peixes e hortaliças, que consiste no reaproveitamento da água fertilizada nos tanques para a adubação dos vegetais, proporcionando redução de custos e o uso racional dos recursos hídricos.


“A alimentação e a respiração dos peixes produz resíduos tóxicos para os animais, porém muito nutritivos para as plantas, que absorvem os compostos e devolvem a água renovada para os tanques”, explicou o secretário de Agricultura Franco Bosa.

Dona Carmelinda Souza tem uma pequena propriedade rural. Ela conheceu o sistema e pretende implementar a atividade ainda este ano.


“É um processo muito interessante. As etapas são distintas e o bombeamento da água renovada representa uma economia significativa”, comentou a lavradora.


Jornal Classe A LTDA ME
Av. Tancredo Neves, 1016 - Aroldo da Cruz 
    CEP: 47850-000 / Luís Eduardo Magalhães-BA
 jornalclassea@yahoo.com.br
77 3639-0108 

© 2016 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com