• Ascom PMLEM

Ação do bem tem saldo positivo e leva milhares de pessoas ao bairro Santa Cruz


O Dia Internacional do Trabalho foi de muita prestação de serviços e lazer na Escola Onero Costa da Rosa e na Praça Aldo de Grande, no bairro Santa Cruz, com a realização da Ação do Bem. Durante todo o dia foram realizados atendimentos nas áreas da saúde, educação, assistência social, agricultura, indústria e comércio, esportes e cultura.


Um dos serviços mais procurados foi a emissão de RG. Desde as primeiras horas do evento centenas de pessoas foram em busca do documento e todas foram atendidas com agilidade.


No pátio da escola, grupos de diversos segmentos realizavam atividades ao mesmo tempo. Entre eles, a turma da Capoterapia, incluindo os idosos assistidos pelo Programa Municipal de Atendimento a Terceira Idade, que utiliza a dança afro para estimular a atividade física entre pessoas de diversas idades.



Dona Maria Soares tem 62 anos e ficou satisfeita em participar das atividades na Ação do Bem. "Dessa maneira nós podemos mostrar um pouco do que fazemos nas nossas aulas", comentou.

As salas de aulas se transforam em consultórios médicos, onde os profissionais realizavam consultas e davam orientações. Dentistas também aproveitaram o evento para atender na unidade móvel e orientar sobre as formas corretas de escovação. Na Sala do Empreendedor montada pela Secretaria de Indústria e Comércio muitas pessoas foram em busca de informações sobre os procedimentos corretor para a formalização de uma empresa.



Na quadra de esportes totalmente reformada da Praça Aldo de Grande, um torneio de futsal reuniu times. Pedro Silva tem 12 anos e aprovou a iniciativa. "O torneio foi muito bem disputado e a quadra está excelente para a gente brincar", comemorou.


Muitas mulheres aproveitaram o dia para cuidar do visual, fazendo maquiagem, sobrancelhas e cores de cabelo. Dona Vanilda Sena resolveu mudar o penteado. "Além de aumentar a autoestima, a gente fica mais bonita", vibrou a comerciária.


O espaço kids reuniu meninos e meninas que se divertiram com os desenhos e com a pintura nos rostos. A dona de casa Maria Amélia Pereira trouxe o filho Lucas, de 3 anos, que ficou empolgado com a brincadeira. "Ele gosta muito de desenhar e hoje ele está fazendo muitos trabalhos aqui", explicou.


O aulão de zumba atraiu homens e mulheres de diversas idades que dançaram ritmos variados. Márcia Domingues participou pela primeira vez e agora pretende praticar regularmente. "É muito divertido e desestressante. Aqui nós conseguimos esquecer um pouco dos problemas do dia-a-dia", comemorou.


Durante todo o dia também houve atendimentos do Programa Borboleta, que presta assistência a mulheres vítimas de violência doméstica, Bolsa Família, vacinação, testes rápidos para o diagnóstico de doenças, apresentações de capoeira, artes marciais, música e balé, além de distribuição de mudas, exposição de piscicultura, sorteio de centenas de brindes e passeio ciclístico.


O prefeito Oziel Oliveira fez uma avaliação positiva das atividades do primeiro de maio. Para o gestor um dia especial para a comunidade do bairro Santa Cruz. "É muito gratificante proporcionar lazer e acesso a serviços para a comunidade local. Os resultados superaram as expectativas em presença de público e quantidade de atendimentos", frisou o prefeito.


Durante a Ação do Bem, Oziel Oliveira também assinou a Ordem de Serviço para ampliação e reforma da Escola Onero Costa que terá cinco novas salas de aulas. "A partir dessa obra teremos condições de atender um número muito maior de alunos. Sabemos da importância da educação para uma sociedade mais justa e é por isso que temos dado tanta atenção a essa área em Luís Eduardo Magalhães", encerrou.


O encerramento da Ação do Bem foi com a apresentação da cantora Katê, no Trio Elétrico Barretão. Foram três horas de apresentação com um repertório variado que foi do axé ao sertanejo.


De acordo com a secretaria municipal de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, Daniel Álvares, não houve registro de ocorrências e a festa transcorreu num cima de absoluta tranquilidade. “Aqui estavam famílias e pessoas de todas as idades, com o único objetivo de se divertir com a nossa programação. Não houve brigas, agressões e nenhum tipo de ocorrência que prejudicasse o evento e isso é muito positivo”, destacou o prefeito Oziel Oliveira.


BALANÇO


De acordo com a equipe de organização da Ação do Bem, o resultado superou todas as expectativas. Segundo dados da Secretaria de Saúde, foram 200 consultas médicas, 140 testes rápidos para o diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis, como HIV, sífilis e hepatite, 187 testes de glicemia para avaliar o nível de açúcar no sangue, além de 241 atendimentos odontológicos e 174 aplicações de vacinas antirrábicas em cães e gatos. Nas outras áreas o atendimento também foi elevado.


O balcão de Justiça e Cidadania prestou apoio jurídico a 68 pessoas. Houve emissão de 50 carteirinhas de idosos, 51 atendimentos do Programa Bolsa Família, 168 homens e mulheres cortaram o cabelo, fizeram maquiagem e sobrancelha no salão de beleza, 150 pessoas deram entrada no RG e Carteira de Trabalho no Ponto Cidadão, e a equipe do CRAS realizou mais de 300 pinturas faciais com as crianças.


Jornal Classe A LTDA ME
Av. Tancredo Neves, 1016 - Aroldo da Cruz 
    CEP: 47850-000 / Luís Eduardo Magalhães-BA
 jornalclassea@yahoo.com.br
77 3639-0108 

© 2016 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com