• Ascom Agência Sebrae de Notícias Bahia

Sebrae realiza oficina de gestão em inovação no Oeste da Bahia


Capacitação foi desenvolvida baseada na experiência de empresas consideradas como as mais inovadoras do mundo


Barreiras - Direcionada a líderes e profissionais envolvidos com atividades de inovação em empresas participantes do programa Agentes Locais de Inovação (ALI), o Sebrae realiza nos próximos dias 4 e 5 de abril em Barreiras e Luís Eduardo Magalhães (LEM), respectivamente, a oficina “Gestão da Inovação – partida Join (Jogo da Inovação)”.


As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas na Loja Virtual do Sebrae. O evento acontece das 19h às 22h nas Unidades Integradas do Sesi, Senai e Instituto Euvaldo Lodi (IEL), em Barreiras e LEM.


O Join é uma tecnologia de gestão com foco na estruturação das atividades de inovação e foi desenvolvido pelo IEL Bahia ao longo de três anos com pesquisadores e especialistas de diversas áreas do conhecimento, baseado na experiência de empresas consideradas como as mais inovadoras do mundo.


O conteúdo da oficina abrange conceitos, boas práticas, ferramentas e jogos empresariais. Emerson Cardoso, gerente regional do Sebrae em Barreiras, que atende todo o Oeste da Bahia, diz que a oficina é uma oportunidade para o desenvolvimento de competências em gestão da inovação, ampliação de networking, construção de parcerias e geração de ideias inovadoras.


Emerson explica ainda que a tecnologia Join é um conjunto de ações que ajudará a empresa a impulsionar seu negócio, colocando no mercado produtos e serviços de maior valor. “Com formato dinâmico e eficiente, o Join facilita a incorporação e a sistematização da atividade de inovação nas empresas”, pontuou.


Ao todo, a tecnologia articula temas atuais, como Inovação Aberta, Design Thinking, Modelagem de Negócios e Mentalidade Lean, disponibilizando aos empresários um pacote de conteúdos atuais que agrega boas práticas, visitas técnicas, oficinas, jogos de inovação e ferramentas digitais e presenciais de gestão para sensibilizar e estimular a colaboração e a criatividade na empresa.


Com mais de 40 empresas baianas atendidas, o Join apresenta seus conceitos e fundamentos de um jeito simples, lúdico e objetivo fazendo uma analogia com o futebol: na defesa, são abordados os riscos da inovação, evitando-se que oportunidades virem gol contra. No meio de campo, o foco é a melhoria do processo de gestão da inovação, facilitando que boas ideias se transformem em inovações de forma rápida e eficiente. E no ataque, a empresa é orientada a criar e aproveitar mais oportunidades.


O projeto integra esforços de atendimento empresarial dos Núcleos de Apoio à Gestão da Inovação (NAGI) nos estados, apoiados pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. É um que tem ainda a parceria da Ufba e da Fapesb.


A oficina será apresentada durante o evento Café com Ali, que é uma realização do Sebrae em parceria com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Mais informações podem ser obtidas na unidade regional do Sebrae em Barreiras, que fica na Avenida Benedita Silveira, 118, Centro ou através do telefone (77) 3611-3013.


Jornal Classe A LTDA ME
Av. Tancredo Neves, 1016 - Aroldo da Cruz 
    CEP: 47850-000 / Luís Eduardo Magalhães-BA
 jornalclassea@yahoo.com.br
77 3639-0108 

© 2016 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com