• Agência do Rádio

Estimativa de inflação para este ano tem nova queda e chega a 3,54%


A projeção se distanciou ainda mais da meta, que é de 4,5%, mas permaneceu acima do limite inferior de 3%


A estimativa para a inflação deste ano registrou nova diminuição. De acordo com o boletim Focus, relatório semanal divulgado pelo Banco Central, o mercado financeiro voltou a reduzir a expectativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Os dados do balanço apontam que o indicador passou de 3,57% para 3,54%, alcançando a nona semana seguida de queda.


A projeção se distanciou ainda mais do centro da meta, que é de 4,5%, mas permaneceu acima do limite inferior de 3%. Já para o ano que vem, a estimativa para a inflação passou de 4,10% para 4,08%.


Na avaliação de analistas financeiros, esse cenário teve uma nova queda de 0,25 ponto percentual na taxa básica de juros, a Selic. Atualmente, a taxa está em 6,5%. O Banco Central já sinalizou que, na reunião do próximo mês, uma nova redução Selic seja anunciada.


A taxa Selic serve de base para que as instituições financeiras calculem os juros. Quanto mais baixa ficar a taxa, menos juros os clientes pagarão. Dessa forma, a tendência é que aumente o incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação.


Já em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), que é soma de todas as riquezas produzidas no país, o mercado prevê um recuou de 2,89% para 2,84%, para este ano. Para 2019, a estimativa se manteve em 3%.


Posts recentes

Ver tudo

EDITAL DE LEILÃO RURAL

Jorge Ferlin Dale Nogari dos Santos, Leiloeiro Rural, nomeado pela Federação de Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia – FAEB, com carteira profissional de nº 003/2020, com endereço profissional na

Jornal Classe A LTDA ME
Av. Tancredo Neves, 1016 - Aroldo da Cruz 
    CEP: 47850-000 / Luís Eduardo Magalhães-BA
 jornalclassea@yahoo.com.br
77 3639-0108 

© 2016 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com