• Conversion

Inscrições para o Fies 2018 se encerram hoje; confira novas regras


Para participar é necessário ter feito Enem a partir de 2010 com média igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação


As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2018 começaram no dia 19 de fevereiro e terminam hoje, dia 23. Serão, no total, 310 mil vagas disponibilizadas pelo programa, que poderão ser pleiteadas por quem fez uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos, e tirou nota superior a zero na redação.


Para se inscrever, o candidato deverá entrar no site http://fiesselecao.mec.gov.br/. Em caso de pré-seleção em uma das vagas disponíveis para financiamento, o estudante deverá complementar informações da sua inscrição e, posteriormente, a contratação do financiamento.


Neste ano, o ministério da educação (MEC) implementou algumas mudanças no sistema de seleção dos candidatos, que poderão ser aproveitadas pelos estudantes que utilizarem o Fies a partir desse semestre. Para aqueles que estão no regime antigo, ainda é possível fazer a mudança para o novo Fies.


Anteriormente, o financiamento do governo federal era concedido apenas às pessoas que tinham renda familiar per capita de até três salários mínimos. Em 2018, no entanto, existem mais modalidades. Uma das principais novidades é a reserva de 100 mil vagas com juro zero para os mais carentes (com renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos). Nesse caso, o estudante pagará as prestações após se formar, com parcelas de no máximo 10% da renda mensal que ele tiver.


As outras vagas, por sua vez, terão juros variáveis, de acordo com o banco em que o financiamento for fechado. Atualmente, a taxa de juros é de 6,5% ao ano. o programa também vai oferecer vagas exclusivas para alunos com renda familiar per capita de até cinco salários mínimos e que morem nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.


O Fies é um programa que foi instituído pela Lei nº 10.260 de julho de 2001. Tem como objetivo ofertar um financiamento estudantil em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC e ofertados por instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao programa.


Jornal Classe A LTDA ME
Av. Tancredo Neves, 1016 - Aroldo da Cruz 
    CEP: 47850-000 / Luís Eduardo Magalhães-BA
 jornalclassea@yahoo.com.br
77 3639-0108 

© 2016 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com