• Conversion

Saiba qual é a importância do calçado ideal para cada atividade física


Escolha pode potencializar resultados e evitar lesões

Fazer uma atividade física, como já é consenso na comunidade médica, tem diversos benefícios para a saúde. Caso você pratique algum exercício, mesmo de forma amadora, é necessário ficar em alerta com alguns aspectos. O tênis, por exemplo, é um item indispensável e que deve ser escolhido com base no tipo de atividade que você vai realizar. O calçado poderá te proteger de lesões e potencializar seus treinos.


No mercado, existem diversas marcas com tradição na venda de artigos esportivos. Note, no entanto, que nem todos os tênis são preparados para a prática de atividade física. Modelos clássicos, como Vans e All Star, da Converse, são confortáveis e práticos no dia a dia, porém, não oferecem a tecnologia necessária para a prática de algum esporte. O tênis Nike masculino é bastante procurado e já tem uma reputação no meio, mas também existem outras marcas, como adidas e Reebok.


Antes de escolher seu tênis, tenha em mente o tipo de atividade que você vai realizar: corrida, caminhada, academia, futebol, basquete, vôlei, trekking, skate... Cada atividade tem uma especificidade, seja por causa dos movimentos executados ou por causa do tipo de ambiente no qual a prática de exercícios e do esporte é realizada.


Para quem frequenta academia, o ideal são tênis que aliam conforto e sustentação. Não se exige muito, apenas que tenha um bom suporte para o tornozelo. Para quem vai fazer corridas curtas, a sugestão é procurar um calçado que tenha uma boa sustentação, seja extremamente leve para facilitar a passada (menos de 200 g) e seja responsivo, ou seja, não demore para se descolar do solo.


O principal atributo das chuteiras de futebol são as travas, que mantêm os pés firmes e permitem que o jogador atinja a velocidade necessária dentro do campo. O tamanho das travas depende da variação do esporte. Futebol em quadras sintéticas, por exemplo, requer travas menores, enquanto chuteiras de futebol de campo de grama natural normalmente requerem travas maiores.


Os tênis para praticantes de vôlei são mais simples e aliam conforto e uma sola de borracha. Se você for jogar basquete, por sua vez, cabe pesquisar os diferentes tipos de calçados para a atividade. Eles possuem dispositivos de segurança para manter tornozelo firme e não provocar lesões nos saltos. Os tênis para skatistas, por sua vez, normalmente são mais resistentes, já que entram em contato constante com a lixa da prancha, sendo necessário ter grande aderência.


Como é possível perceber, cada esporte tem a sua especificidade. O recomendado é pesquisar tanto em lojas de calçado quanto conversar com profissionais que já realizam a prática de exercícios que você pretende iniciar, além de consultar profissionais que trabalham diretamente com o esporte.