• Conversion

Inscrições para o Sisu 2018 são antecipadas para o dia 23 de janeiro


Prazo termina às 23h59 do dia 26 de janeiro

As inscrições para a primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foram antecipadas, já que o resultado do exame também teve um adiantamento, informou o ministro da Educação, Mendonça Filho, em coletiva nesta quinta-feira (18).


As inscrições agora começam no dia 23 de janeiro e vão até às 23h59 do dia 26 de janeiro( horário de Brasília). Elas devem ser feitas no site oficial do programa (http://sisu.mec.gov.br/). Esse é o sistema gerenciado pelo Ministério da Educação, no qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).


No ato da inscrição, o candidato deve escolher até duas opções entre as vagas ofertadas, além de dizer se quer concorrer às vagas de ampla concorrência, vagas reservadas para a Lei de Cotas ou vagas disponibilizadas para atender a outras políticas afirmativas, de acordo com a instituição. Você pode alterar as opções escolhidas durante o período de inscrição, que vai até o dia 26 de janeiro.


Em 2018 serão 130 instituições participantes do Sisu, sendo 30 estaduais e 100 federais, que ofertarão 239.601 vagas. Para participar é necessário ter tirado nota acima de zero na redação e ter, no momento do cadastro, o número de inscrição do ENEM e a senha mais atual utilizada para acessar o sistema do exame.


Este sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com a nota obtida no exame e eventuais ponderações, como diferentes pesos ou bônus atribuídos por alguma instituição.


Os resultados sairão no dia 29 de janeiro. Durante o período de inscrição o sistema mostrará a nota de corte parcial de acordo com os estudantes que já se cadastraram. Para confirmar a matrícula ainda é necessário apresentar os documentos solicitados na instituição de ensino.


Lista de espera


Após a chamada regular, o Sisu oferece às instituições participantes uma lista de espera para aquelas vagas que não foram ocupadas. Podem participar os candidatos que não foram escolhidos em nenhuma das opções selecionadas no momento da inscrição ou aqueles que foram selecionados para a segunda opção, independentemente de terem efetuado a matrícula. Só será permitido se inscrever em cursos escolhidos como primeira opção.


As convocações são feitas pelas próprias universidades, por isso é importante ficar alerta sobre os prazos. O candidato deve pleitear a vaga na lista de espera entre os dias 29 de janeiro e 7 de fevereiro. Para tanto, deve acessar seu boletim na página do Sisu.


Essa não é a única oportunidade de se candidatar a uma vaga em alguma instituição pública por meio do Sisu. A nota do ENEM também pode ser usada para a segunda edição do processo seletivo do programa, no fim de maio.


Já se você deseja uma Bolsa de Estudo por meio do ENEM, é possível se candidatar ao PROUNI (Programa Universidade Para Todos), programa do governo federal que oferta bolsas integrais e parciais para instituições privadas de ensino. As inscrições, nesse caso, podem ser feitas entre os dias 6 e 9 de fevereiro.


Cronograma do SISU

23/01 a 26/01

Período de inscrições

29/01

Resultado da chamada regular

29/01 a 07/02

Prazo para participar da Lista de Espera

30/01 a 07/02

Matrícula da chamada regular

09/02

Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data


Posts recentes

Ver tudo
Jornal Classe A LTDA ME
Av. Tancredo Neves, 1016 - Aroldo da Cruz 
    CEP: 47850-000 / Luís Eduardo Magalhães-BA
 jornalclassea@yahoo.com.br
77 3639-0108 

© 2016 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com