• Por Dr. Adriana Victor Barros

Atuação do dentista na respiração


A respiração é fundamental para um bom funcionamento do organismo, e ela exerce um importante papel na disposição dos dentes nas arcadas e no desenvolvimento e crescimento facial.


A criança que respira pela boca normalmente apresenta retrognatismo mandibular (mandíbula para trás), incompetência do lábio, posição de língua incorreta, desvio de crescimento facial, olheiras, apinhamento dentário (dentes tortos), alteração na postura corporal, face longa, deglutição atípica, baixa qualidade de sono, dificuldade a concentração e aprendizado, dentre outras coisas.


O tratamento para a Respiração bucal é multidisciplinar e complexo, normalmente atuam o odontopediatria/ortodontista, otorrinolaringologista, fonoaudiólogo e alergista e é complexo pois os estímulos natos que influenciam o bom desenvolvimento e crescimento da face encontram-se alterados.


A Ortodontia Miofuncional trata as alterações dentárias e musculares através do estímulo e inibição dos músculos da face e da mastigação para que haja modelagem e remodelagem da maxila e mandíbula e para que a respiração seja restabelecida, proporcionando ao paciente qualidade de vida.


É com muito orgulho e amor ao que faço e aos meus pacientes que deixo abaixo o link do caso clínico tratado por mim e que recebeu o prêmio de primeiro lugar no Congresso Internacional de Ortodontia Miofuncional em São Paulo.


O diagnóstico e tratamento precoce é sempre a melhor opção.


Posts recentes

Ver tudo
Jornal Classe A LTDA ME
Av. Tancredo Neves, 1016 - Aroldo da Cruz 
    CEP: 47850-000 / Luís Eduardo Magalhães-BA
 jornalclassea@yahoo.com.br
77 3639-0108 

© 2016 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com