• Ascom FAAHF / CEMAC

Alunos do CEMAC recebem prêmio na MOSTRATEC e garantem vaga para FENECIT


Alunos do Centro Educacional Maria Cardoso Ferreira – CEMAC recebem prêmio na MOSTRATEC 2017 - Feira Internacional de Ciência e Tecnologia da América do Sul, realizada em 26 de outubro em Novo Hamburgo (Rio Grande do Sul).


O projeto apresentado na MOSTRATEC, consiste no método para evitar proliferação do mosquito Aedes Aegypti em Ambientes Domésticos, com autoria dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I do CEMAC, Lucas Viana, Maria Valentina Carleti Hohn e Yasmin Gonçalves dos Anjos e orientação da professora, Simone Carleti. A equipe garantiu o 5º lugar na MOSTRATEC, e confirmou também, a participação na maior Feira de Pesquisa do Nordeste, FENECIT, que será realizada em Recife no Pernambuco.

Para a professora, orientadora do projeto, Simone Carleti, participar pela primeira vez da feira, foi bastante gratificante para o grupo.


“Atualmente, a MOSTRATEC é uma das feiras mais importante do mundo, é uma feira de ciência e tecnologia que é realizada todos os anos pela Fundação Liberato, participamos pela primeira vez, e lá encontramos vários jovens cientistas, do Ensino Fundamental, Médio, e Nível Técnico, conhecemos novas culturas, um mundo de inovação, e de criatividade. Percebemos que estes alunos se tornam pesquisadores, e são os protagonistas do próprio conhecimento, eles conseguem interagir, ver novas ideias, e acabam transformando, e alcançando outros horizontes, vendo que a escola não é somente o conteúdo aplicado no dia a dia, mas também o mundo da pesquisa. O resultado da nossa primeira participação na MOSTRATEC foi muito bom, ganhar dois prêmios, o credenciamento para FENECIT, onde de 310 equipes, somente quatro (4) foram credenciadas, e ganharmos também, a 5ª classificação na premiação geral, foi maravilhoso. Este resultado, é um estímulo a continuarmos pesquisando, imaginando, e despertando curiosidades para saná-las, através da pesquisa cientifica e tecnológica, falou Simone.


A MOSTRATEC


A MOSTRATEC é a maior feira de ciência e tecnologia realizada atualmente no Brasil e uma das maiores do mundo. Sendo referência a tantas outras. Se destina a apresentação de projetos de pesquisa, que a cada ano melhora em qualidade e inovação, nas diversas áreas do conhecimento humano, realizados por jovens cientistas do Ensino Fundamental, Médio e da Educação Profissional Técnica de Nível Médio.


Em 2017, contou com a participação de 730 projetos de pesquisa, sendo 420 da MOSTRATEC e 310 da MOSTRATEC Júnior. São projetos desenvolvidos por alunos sob a orientação de seus professores de todos os estados do Brasil e de vários países. Além de eventos integrados como: Seminário Internacional de Educação Tecnológica - SIET, Corrida MOSTRATEC, Robótica Educacional e Movimento Maker, além de atividades esportivas e culturais. A feira promove uma integração entre as instituições de ensino, a pesquisa e o meio empresarial, estimulando o desenvolvimento, a aplicação e a divulgação de novas tecnologias, que são apresentadas por jovens pesquisadores, estimulados e apoiados por seus professores, que pensam e desenvolvem ações criativas para os mais diversos problemas do nosso mundo atual. Esta conjunção de ações fazem com que a cada ano, vem aumentando o número de visitantes e participantes, chamando a atenção de empresas, autoridades nacionais e internacionais, profissionais de diversas áreas, educadores, estudantes, imprensa e comunidade em geral, tornando a MOSTRATEC um dos principais eventos educacionais do país. Toda esta magnitude demonstra o quanto a pesquisa é uma ferramenta pedagógica presente no cotidiano das salas de aula nas escolas e que vem aumentando a cada ano. Assim, a MOSTRATEC ganha relevância como um espaço que se propõem a mostrar, estimular e divulgar o trabalho dos jovens pesquisadores do país e do mundo, para todo o país e para o mundo. Mais do que nunca, em sua 32ª edição, a MOSTRATEC passa a ser um mundo de criatividade e pesquisa aos olhos do mundo.


Jornal Classe A LTDA ME
Av. Tancredo Neves, 1016 - Aroldo da Cruz 
    CEP: 47850-000 / Luís Eduardo Magalhães-BA
 jornalclassea@yahoo.com.br
77 3639-0108 

© 2016 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com