• Conversion

Segurança em duas rodas: conheça os tipos de capacete e saiba qual é o melhor


Muitas vezes, a escolha do capacete é tão (ou mais) importante do que a escolha da moto, pois é esse item que garantirá a segurança do motociclista sobre duas rodas. Se você ainda tem dúvidas de qual modelo escolher, veja, abaixo, as principais diferenças de cada tipo e saiba qual é o capacete ideal para as suas necessidades!

Capacetes escamoteáveis (ou articulados)

O capacete escamoteável é aquele que permite que a viseira seja levantada juntamente com a parte inferior do casco, garantindo uma maior ventilação nos dias mais quentes. Porém, essa parte do capacete só pode ser levantada quando a moto estiver parada, pois o uso da viseira é obrigatório para a segurança do motorista.


De qualquer modo, essa funcionalidade é bastante útil, pois possibilita um rápido alívio em rápidas paradas sem que o motorista precise retirar o capacete por completo. Esse é o modelo mais indicado para os condutores que não utilizam muito as rodovias e rodam mais dentro da cidade.


Capacetes modulares (ou abertos)

O capacete modular não possui queixeira – nem removível e nem fixa. Apesar de ser um dos mais confortáveis, não protege o queixo e, por isso, não é muito indicado para viagens longas ou para percursos em estradas. Esse é o modelo ideal para viagens curtas, dentro da cidade, principalmente durante os dias de muito calor, pois oferece um excelente conforto térmico e é muito confortável.

Capacetes integrais (ou fechados)

O capacete integral é um dos mais seguros disponíveis no mercado e, por conta disso, é o mais usado pelos motociclistas que buscam o máximo de segurança durante suas viagens. Nesse modelo, a viseira cobre apenas a faixa dos olhos, e o restante do rosto é protegido pelo capacete, inclusive o queixo e as laterais da cabeça.


Um bom capacete desse modelo conta com um forro removível e um efetivo sistema de ventilação para garantir a respirabilidade durante as viagens. Pode ser usado tanto para viagens em estrada quanto para roteiros dentro da cidade.


Capacetes off-road

Os capacetes off-road são indicados para quem pratica rally, motocross, freestyle, enduro ou outras modalidades esportivas. Esses modelos são, portanto, pensados especialmente para quem utiliza a moto como um esporte radical, seja em pistas ou em trilhas.


Para se adaptar às especificidades do esporte, esse capacete envolve toda a cabeça, até mesmo o queixo, e não possui viseira, para garantir uma melhor ventilação. Por conta disso, durante essas práticas, é necessário que o motociclista use um óculos especial que proteja contra lama, poeira e insetos.



Jornal Classe A LTDA ME
Av. Tancredo Neves, 1016 - Aroldo da Cruz 
    CEP: 47850-000 / Luís Eduardo Magalhães-BA
 jornalclassea@yahoo.com.br
77 3639-0108 

© 2016 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com