• Conversion

Maternidade: estabeleça um vínculo com seu filho por meio da leitura


Atividade ajuda no desenvolvimento linguístico e emocional, além de criar uma ligação entre pais e filhos

O estímulo à leitura antes do jardim de infância tem um impacto extremamente positivo no desenvolvimento cerebral das crianças. A atividade influi de forma direta e indireta em aspectos comunicacionais e na absorção da linguagem, além de criar um vínculo entre pais e filhos. Quem diz isso é a Academia Americana de Pediatria (AAP), que recomenda a leitura para os bebês desde o nascimento.


A criança começa o processo de desenvolvimento da leitura antes mesmo de completar um ano. Nessa fase, o bebê é capaz de decifrar expressões faciais e emoções. É por isso que, ao ler para seu filho, uma das melhores práticas é mudar a entonação da voz e demonstrar expressividade. Com o tempo, ele será capaz de assimilar esses sinais, bem como o vocabulário utilizado. Quanto mais repetições, mais acelerado será o processo para que ele comece a falar.


Nesse estágio, o recomendado é se valer de livros de pano ou de um material mais resistente. Como os bebês costumam levar objetos à boca, isso vai impedir de que o livro não rasgue. Aposte em obras lúdicas, com bastante imagens e ilustrações. Há vários tipos de livros para bebês e crianças, desde os mais simples até os que vêm com jogos e músicas.


Mas um alerta: expor seu filho à leitura não significa que ele tenha que ser alfabetizado o quanto antes. O objetivo da atividade é ajudar no desenvolvimento linguístico e sensorial. Aprender a ler efetivamente é um estágio posterior. Aqui, o que se quer é transformar o hábito em algo prazeroso e divertido.


Além dos aspectos cognitivos, está a criação de vínculo com as crianças. Esse hábito vai proporcionar um momento único entre você e seu filho que jamais será esquecido. É por isso que é tão importante que a ocasião seja prazerosa. Estimule brincadeiras, brinque com as palavras e com a voz. Quando a criança já estiver um pouco maior, a questione sobre as histórias e estimule a criação de outro final ou de uma modificação na história.


Não há um método específico de leitura para as crianças que diga qual é o melhor horário e lugar para a realização dessa atividade. O importante é criar um ambiente confortável para esse momento, independentemente de como isso será feito. Com o tempo, você inevitavelmente vai perceber os benefícios a curto e longo prazo proporcionados pela leitura infantil.


Jornal Classe A LTDA ME
Av. Tancredo Neves, 1016 - Aroldo da Cruz 
    CEP: 47850-000 / Luís Eduardo Magalhães-BA
 jornalclassea@yahoo.com.br
77 3639-0108 

© 2016 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com