• Dr. Adriana Victor de Barros - Victor Odontologia

Mamadeira, usar ou não?


É indiscutível a necessidade do aleitamento materno, do seu poder de nutrição, como atua positivamente no desenvolvimento da face da criança, do afeto e proximidade entre mãe e filho, dentre inúmeros outros benefícios. Mas existem muitos obstáculos que podem impedir esta forma natural de amamentação e levar os pais a alimentarem seus filhos com mamadeira. Portanto, vamos falar sobre a forma mais adequada de usar a mamadeira, tomando cuidado, para prevenir problemas ortodônticos e fonoaudiológicos.


A amamentação natural atua diretamente no Sistema estomatognático, isso é, na mastigação, deglutição, respiração e fonoarticulação. Quando este tipo de nutrição não ocorre temos que optar pelo uso da amamentação artificial e todo o sistema fica prejudicado.


A forma de amenizar os prejuízos com o uso da mamadeira e seguir alguns cuidados como:


1-Posição do bebê– Quando alimentar o seu bebê com a mamadeira, coloque-o no colo o mais vertical possível, como se estivesse sendo amamentado no seio. Não ofereça a mamadeira quando ele estiver deitado.


2-Alternar lados de alimentação– Ofereça a mamadeira cada vez de um lado (como na amamentação natural), para que os dois lados da face sejam estimulados, proporcionando um crescimento facial simétrico e harmonioso.


3-Uso de bico ortodôntico– Nenhum bico artificial substitui integralmente o da mulher, mas se tiver que optar, opte pelo ortodôntico, pois seu formato permite maior aproximação dos lábios e melhor elevação da língua.


4-Escolha do bico ortodôntico com tamanho adequado de furo– Existem furos adaptados a cada tipo de alimento, ou seja, diversos tamanhos de furos para diferentes consistências de alimentos. Escolha o tamanho certo de furo, para que o bebê realize adequada força muscular e movimentos corretos da língua, além de conseguir melhor coordenação entre as funções sucção – deglutição – respiração.


5-Escolha do material que o bico da mamadeira é feito– Existem dois tipos de material: o látex (cor amarelada) e silicone ( transparente e esbranquiçado ). O bico de látex por ser mais macio, é mais indicado para crianças com menor força de sucção e o de silicone por ser mais firme, é indicado para crianças com maior força de sucção.


6-Posição correta da mamadeira–Ofereça a mamadeira em ângulo reto (90 º) em relação ao nariz do bebê para que a mandíbula se movimente de forma adequada.


7-Retirada da mamadeira– Retire a mamadeira de forma gradativa a partir dos 12 meses de vida da criança. Neste momento pode substituir a mamadeira por copo ou canequinha. Tenha paciência, pois no início a criança pode derramar o leite, mas é importante que ela adquira independência no ato da alimentação.


O uso adequado da mamadeira não é uma tarefa tão complicada, e as escolhas certas vão ajudar muito no crescimento e desenvolvimento facial do seu filho.


Jornal Classe A LTDA ME
Av. Tancredo Neves, 1016 - Aroldo da Cruz 
    CEP: 47850-000 / Luís Eduardo Magalhães-BA
 jornalclassea@yahoo.com.br
77 3639-0108 

© 2016 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com