• Ascom São Desidério / Fotos: Ana Lúcia Souza

Secretaria de Agricultura de São Desidério reúne Agricultores Familiares para seleção em curso prepa


Para incentivar a participação no curso Pró Senar Preparatório Mandioca, a Prefeitura de São Desidério, por meio do empenho da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico (SEAGRI), convocou pequenos agricultores familiares do município para uma reunião que aconteceu na manhã de quarta-feira, 26, no auditório da Prefeitura Municipal.


O curso é uma parceria da SEAGRI com o Serviço de Aprendizagem Rural (SENAR-Bahia) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães. Com participação de 20 produtores, a capacitação tem início previsto para o final de agosto.


“Fizemos parcerias importantes com o SENAR e o Sindicato de Luís Eduardo para trazer este curso, e vamos identificar os interessados que serão selecionados. Esta é uma ação relevante porque prioriza capacitar o pequeno produtor rural levando mais conhecimento para que possa produzir mais e diversificar sua produção. Ao final do curso a Prefeitura por meio da Secretaria de Agricultura irá premiar dois produtores que se destacarem”, afirmou a secretária da SEAGRI, Patrícia Rocha.


O coordenador de programas do SENAR, Gabriel Menezes, fez uma apresentação sobre o curso. “Esta capacitação dos produtores tem duração de quatro meses, com um encontro por mês e aulas dinâmicas que buscam a realização de práticas em campo. Ao final os participantes receberão consultoria de um engenheiro agrônomo na propriedade”.


Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar – Outro momento importante da reunião foi apresentado pelo estudante da Universidade Federal de Viçosa (UFV - MG), Weberth Cardoso, que destacou sobre o projeto de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar no oeste da Bahia, projeto realizado em parceria com a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA). “Vamos procurar saber quais as propriedades e desenvolver seus potenciais com diversificação da produção, fazendo um diagnóstico mais aprofundado em 50 propriedades que serão selecionadas nos municípios de São Desidério e Barreiras, vamos fazer trabalho de visitas previsto para iniciar na segunda quinzena de agosto”, afirmou Weberth.


Acerca deste projeto a secretária Patrícia complementa. “Trata-se de uma parceria que o município deve firmar com (AIBA), para selecionar propriedades para diversificar a produção, não só o cultivo de mandioca, mas qualquer tipo de produção, tornando-as com perfil empresarial”.


O produtor do Assentamento Vitória, localizado próximo ao distrito de Roda Velha, Osório Stoffil, se interessou pelas duas propostas. “Saber plantar todos sabemos, mas é preciso aprender fazer de forma correta, sem prejuízos. Por isso é importante ter essa oportunidade. Estou interessado em participar e me atualizar”.


Posts recentes

Ver tudo
Jornal Classe A LTDA ME
Av. Tancredo Neves, 1016 - Aroldo da Cruz 
    CEP: 47850-000 / Luís Eduardo Magalhães-BA
 jornalclassea@yahoo.com.br
77 3639-0108 

© 2016 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com