• Ascom IrrigaBem/Monitorar

Tecnologias de gestão e monitoramento de água e energia pela web são destaque na Bahia Farm Show


Gestão eficiente otimiza tempo e reduz custos

A IrrigaBem, empresa referência em gestão de projetos, manejo e engenharia de todo o processo que envolve a irrigação via pivô central, gotejamento, aspersão e microaspersão, vem atuando na gestão eficiente do consumo de água, elevando o potencial produtivo, otimizando tempo e reduzindo custos. O monitoramento é imprescindível para criar soluções que permitam o desenvolvimento tecnológico sem agredir o meio ambiente, e a tecnologia empregada permite detectar falhas e evitar multas e prejuízos para o produtor. O trabalho vem ao encontro do tema que este ano é o carro-chefe da Bahia Farm Show: ‘Inovação’. Investir na criação de produtos para atender o agronegócio, setor que responde por mais de 20% do PIB nacional.


IrrigaBem e Monitorar


Enquanto a IrrigaBem atua na gestão gerenciamento da irrigação, a Monitorar exerce o monitoramento de energia elétrica de irrigantes e indústrias, sendo a única empresa brasileira a gerenciar, em tempo real, o consumo de energia elétrica na agricultura irrigada. Para isso, conta com a ajuda de hardware e software de empresas líderes no segmento, e as quais representam na Bahia e em Goiás. Projetada pelo engenheiro agrônomo Victor de Vasconcelos Nunes, fundador e CEO, a Monitorar tem o intuito de aprimorar o uso da energia utilizada sem critério; “as concessionárias de energia avançam em ritmo inferior ao do desenvolvimento deste setor, o que obriga os produtores a utilizar a energia de forma inteligente, e este é o nosso trabalho”, avalia o engenheiro, Mestre em Irrigação.


Tabela ajuda irrigantes


Depois de estudar e acompanhar por pelo menos dez anos a irrigação no Oeste da Bahia, Nunes, desenvolveu uma tabela específica para ajudar os irrigantes a estabelecer em que nível eles se enquadram. A tabela mostra o valor das contas de energia com bandeira vermelha, o custo de energia por kWh, tarifas nos horários reservados, fora de ponta e de ponta. Os valores de R$/kWh das contas de energia são trabalhados durante o processo de assistência técnica ao produtor, com práticas que vão desde o manejo e o planejamento da irrigação das lavouras até as adequações nos equipamentos por meio de redimensionamentos e/ou reengenharia.


O controle diário do consumo de energia elétrica dá-se por meio de um gerenciador de energia instalado na saída do usuário, no medidor da concessionária, o que otimiza o processo, reduz custos e facilita detectar falhas no sistema, o que não acontece na análise mensal. O software concentra, em tempo real, todas as informações de consumo ativo, reativo e demanda que são medidas full time, permitindo ao irrigante (ou indústrias) adequarem-se, evitando, assim, multas e prejuízos. O sistema oferece, ainda, envio de SMS para os celulares, alertando sobre possíveis ocorrências indesejadas como, por exemplo, motores funcionando durante o horário de ponta (entre 18:00 às 21: 00hs).


Assistência e supervisão


Do escritório central, uma equipe acompanha, diariamente, os pontos monitorados, enviando aos clientes relatórios semanais, uma espécie de pré-fatura, para quando a conta de energia chegar, poder ser confrontada com os relatórios para saber se houve alguma divergência com o monitoramento. A avaliação correta representa uma economia de até 20% em água e 40% em energia, além do ganho na produtividade. Lembrando que cada cultura tem suas necessidades, e o potencial produtivo elevado pela irrigação vai depender do manejo técnico.


Recentemente, a IrrigaBem fechou uma parceria com a Agrosmart, que trouxe para a Bahia Farm Show um sistema a ser empregado no acompanhamento do manejo da irrigação, monitoramento da umidade do solo e registro de índices pluviométricos, além da emissão de relatórios de consumo de água e energia e levantamentos sobre previsão meteorológica.


Jornal Classe A LTDA ME
Av. Tancredo Neves, 1016 - Aroldo da Cruz 
    CEP: 47850-000 / Luís Eduardo Magalhães-BA
 jornalclassea@yahoo.com.br
77 3639-0108 

© 2016 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com