• Ascom PMLEM

Bahia Farm Show 2017: Crise econômica não afeta o agronegócio, aborda palestra que teve como partici


O Prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Oziel Oliveira, acompanhou a palestra ministrada pelo economista e chefe da Diretoria de Estratégia e Organização do Banco do Brasil, Élcio Gomes da Rocha, que abordou a atual situação e as tendências da economia brasileira, principalmente em relação ao agronegócio. De acordo com Rocha, diversos setores da economia do país estão sentindo os reflexos da crise política e da permanência ou não da equipe econômica do governo, o que, segundo ele, não ocorre com o agronegócio. “Nós estamos diante de uma super safra e melhor do que isso é a produtividade das lavouras. O agronegócio não está conhecendo a crise atual e vai passar longe dela”, afirmou.


Conforme dados apresentados, desde a década de 80 houve um crescimento superior a 320 % da produção agrícola, sendo que a área plantada cresceu apenas 48%. “É um ganho de produtividade fantástico e isso é uma conquista exclusivamente brasileira, com investimento em tecnologia genética, maquinário e aprimoramento das técnicas de plantio”, complementou Rocha.


As boas perspectivas de bons preços para algumas commodities como soja, trigo e milho e problemas no comércio da carne de gado e aumento significativo na procura e no valor da carne suína foram outros pontos comentados. Um dado importante é o crescimento do Produto Interno Bruto no 1º semestre de 2017 em relação ao mesmo período do ano passado. “O PIB do Brasil aumentou 1 % nesse período e esse aumento foi puxado pelo agronegócio, que progrediu 13,4%, enquanto a indústria cresceu somente 0,9%. É uma diferença muito grande”, encerrou o economista.


Para Oziel, é fundamental que os produtores rurais tenham acesso a este tipo de informação para acompanhar a realidade do mercado. “Hoje em dia o mercado muda muito rapidamente e todos os setores do agronegócio devem saber o que acontece nos mercados interno e externo e também nas perspectivas da economia mundial”, finalizou o prefeito.


Jornal Classe A LTDA ME
Av. Tancredo Neves, 1016 - Aroldo da Cruz 
    CEP: 47850-000 / Luís Eduardo Magalhães-BA
 jornalclassea@yahoo.com.br
77 3639-0108 

© 2016 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com