• Dircom P.M.Barreiras

Zito Barbosa faz avaliação dos quatro meses de governo, em entrevistas para rádios


Na última semana o prefeito Zito Barbosa participou de duas entrevistas nas Rádio Vale do Rio Grande e Rádio Barreiras, na pauta, uma avaliação dos quatro primeiros meses da sua administração. Durante as entrevistas Zito detalhou as ações que vêm sendo realizadas pelas secretarias, os principais gargalos encontrados e os projetos que estão sendo finalizados e colocados em prática. Ele destacou ainda o resgate da credibilidade financeira da prefeitura, o pagamento em dia dos salários, fornecedores e prestadores de serviços.


Ações estruturantes e inovadoras foram abordadas como o Projeto de Macro, Microdrenagem e Pavimentação dos Bairros Morada da Lua de Baixo, São Paulo e Vila Juri. “Nós conseguimos em apenas 60 dias tirar este projeto que estava no papel há muitos anos, e autorizar o início das obras, foi uma luta, mas nós prometemos na campanha que resolveríamos e, resolvemos”, disse. O lançamento do Programa Barreiras Mais Bonita e Mais Humana com as primeiras ações do novo Sistema Integrado de Limpeza Pública, também foi citado pelo prefeito.


Ainda na área de infraestrutura Zito salientou que a prefeitura está realizando o maior programa de recuperação asfáltica do interior da Bahia, e também lançou o Pavimenta Barreiras que é a pavimentação asfáltica em ruas que não têm asfalto, só no Santa Luzia já estão sendo concluídos 34.000m2 de pavimentação asfáltica, logo depois os trabalhos serão na Vila Amorim e Bela Vista.


A primeira edição Páscoa no Parque, realizada de 11 a 16 de abril foi considerada um grande sucesso pelo gestor. “Durante os seis dias da feira, mais de R$ 1,7 milhão foi movimentado com a venda de pescado e produtos típicos da Páscoa. O Parque de Exposições Geraldo Rocha foi ponto de encontro dos barreirenses e milhares de pessoas passaram pelo local visitando as quatro vilas projetadas. Ainda assinamos uma parceria com a Codevasf para o fortalecimento da piscicultura regional, foi um grande ganho”, disse.


Na área da saúde Zito disse que está colocando para funcionar, de forma eficiente, as principais unidades de saúde: Hospital Eurico Dutra, Maternidade, Hospital da Criança e o Leonídia Ayres. “Acabou o tempo em que essas unidades eram usadas para fazer política, agora elas atendem às famílias barreirenses, só pra você ter uma ideia, a média de atendimento dessas unidades nos primeiros meses foram 6.751 no Eurico Dutra e 9.594 no Centro Municipal de Saúde da Criança Emilly Raquel”. Ele acrescentou que os PSF’s estão sendo organizados para funcionar plenamente e que as filas de marcação de procedimentos na Central de Regulação em breve terão fim.


As dificuldades enfrentadas para iniciar o ano letivo foram destacadas pelo prefeito, assim como outros problemas encontrados na educação do município. “Encontramos salas de aulas sem carteiras em toda a rede escolar e de imediato procuramos resolver isso com novas carteiras em diversas escolas da sede e zona rural. Mas a educação precisa ainda de muita coisa, as escolas estão acabadas precisam ser reformadas, ampliadas e até construídas em alguns casos”.


Na Assistência Social o prefeito reforçou que a rede de proteção foi aumentada e firmados convênios com as instituições que trabalham nessa área oferecendo mais autonomia e independência para atuar.


Zona rural – As ações realizadas nestes quatro meses na zona rural de Barreiras também foram citadas, como a instalação de mais de 100 braços, lâmpadas e reatores nos postes do Povoado da Mata da Cachoeira que estava no escuro há 12 anos e mesmo assim os moradores pagavam a taxa de iluminação pública. Cerca de 120 famílias que estão a 115 Km da sede do município foram beneficiadas. Estradas vicinais estão sendo recuperadas, assim como pontes. No povoado de Cantinho do Senhor dos Aflitos foi iniciada a urbanização com a pavimentação asfáltica das ruas e aplicação de bloquetes nos estacionamentos, com previsão de entrega antes da festa no dia 02 de Julho.


Festas e eventos - O prefeito destacou que esta semana estará anunciando uma ampla programação para o aniversário da cidade, que completa 126 anos de emancipação politica. Segundo Barbosa, sua administração espera implantar este ano um novo formato para as comemorações do São João que é o padroeiro da cidade. “Vamos realizar uma bonita festa voltada para a valorização da tradição e cultura junina”, disse.


Um dos eventos mais esperados do calendário do município, segundo o prefeito, a exposição agropecuária, está sendo discutida com todos os segmentos envolvidos na realização da feira. “Queremos ouvir o máximo de setores possíveis para chegarmos a um formato ideal. Duas coisas nos parecem claras, provavelmente mudaremos a data do evento, assim como iremos suprimir os shows, ficando a exposição com a forte característica de feira de negócios. Os shows ficam por conta do São João”. Afirmou Zito.