• Ascom PMLEM

Luís Eduardo comemora grandes feitos em relação à coleta e destinação de pneus inservíveis.


O município de Luís Eduardo Magalhães possui dados relacionados à coleta e destinação de pneus inservíveis dignos de comemoração. O Eco Ponto é reflexo de uma gestão comprometida com o meio ambiente e com a saúde pública.


A principal finalidade do Eco Ponto é a armazenagem de pneus retirados das ruas e de locais impróprios, além de servir de ponto de descarte para motoristas e caminhoneiros, bastante necessário em qualquer centro urbano, especialmente em Luís Eduardo Magalhães, por sua característica – às margens de rodovias de grande trânsito e escoamento de produção agrícola.


A destinação correta dos pneus, evita o acúmulo de água e a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a Dengue, Zica, Chikungunya e Febre Amarela e garante a diminuição do impacto ambiental produzido por eles.


As estatísticas de problemas sanitários e ambientais causados pela destinação inadequada de pneus inservíveis são alarmantes em todo o Brasil e poucos brasileiros possuem programas de coleta que permita um recebimento ou destinação adequada desses resíduos.


Em Luís Eduardo o compromisso ambiental tem sido levado a sério. Somente no primeiro trimestre deste ano, foram destinados de forma adequada 301.460 toneladas de pneus inservíveis para as cidades de Feira de Santana e São Sebastião do Passé, onde se concentram indústrias responsáveis pela reutilização dos pneus e contribuindo assim com a melhoria da vida das pessoas.


É importante lembrar que a Resolução nº 416, de 30 de Setembro de 2009 do CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente) em seu Artigo 1º preconiza:


“Os fabricantes e os importadores de pneus novos, com peso unitário superior a 2,0 kg (dois quilos), ficam obrigados a coletar e dar destinação adequada aos pneus inservíveis existentes no território nacional, na proporção definida nesta resolução”.


“§1º Os distribuidores, os revendedores os destinadores, os consumidores finais de pneus e o Poder Público deverão, em articulação com os fabricantes e importadores, implementar os procedimentos para a coleta dos pneus inservíveis existentes no país. [...]”.


Esse tipo de ação é uma das responsabilidades que a prefeitura municipal vem realizando em favor da saúde da população e do meio ambiente colocando nossa cidade em destaque nacional e transformando a qualidade de vida das pessoas.


“Sabemos que muitos administradores fecham os olhos para estas questões. E sabemos também que o impacto causado por ingerências como estas terminam por se transformar em obstáculos quase intransponíveis para o meio ambiente e para a qualidade de vida das pessoas. Aqui em nossa cidade não vamos permitir que os pneus inservíveis se tornem um problema, esse é mais um compromisso nosso.” Destacou o prefeito, Oziel Oliveira.


Jornal Classe A LTDA ME
Av. Tancredo Neves, 1016 - Aroldo da Cruz 
    CEP: 47850-000 / Luís Eduardo Magalhães-BA
 jornalclassea@yahoo.com.br
77 3639-0108 

© 2016 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com