• Ascom SPRLEM Com informações / Ascom Aiba

SPRLEM participa de missão em Nebraska, nos Estados Unidos


De 04 a 13 de abril, a presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães, Carminha Missio, integra uma comitiva de representantes de entidades do agronegócio e de autoridades do Governo da Bahia, que desembarcou no estado americano de Nebraska, nos Estados Unidos, com uma importante missão: firmar uma parceria com a “Nebraska Innovation Campus” – universidade que é referência mundial neste tema para a realização de uma pesquisa científica sobre o potencial hídrico no Oeste baiano. O estudo deve apontar novas tecnologias e conhecimentos que permitam o enfrentamento da escassez hídrica e o avanço no desenvolvimento da agricultura irrigada.


A partir da viabilização da pesquisa, que deve ser desenvolvida pelos pesquisadores da Universidade de Nebraska (Estados Unidos) e da Universidade Federal de Viçosa (UFV – Minas Gerais) e financiada pelo Programa para Desenvolvimento da Agropecuária (Prodeagro), deve-se quantificar e monitorar a disponibilidade de água do Aquífero Urucuia e sua importância para o abastecimento dos rios Corrente e Grande, inclusive em outras regiões do país. O estudo deve fornecer um panorama real da situação hídrica na região e assegurar, desta forma, as atividades de irrigação, sem ocasionar prejuízos ao meio ambiente.


A passagem da comitiva ao estado americano de Nebraska foi marcada por uma agenda cheia de compromissos, com diversas visitas técnicas e reuniões. Os representantes estiveram no Water for Food Global Institute UNL, Natural Resources Districts (que administra a água substerrânea), Conservation and Survey Division (que monitora a água subterrânea no Estado de Nebraska), Fazenda de Pesquisa da Universidade em Mead, NE – Torres do Sistema Ameriflux, Pesquisa sobre Pivô Central e fábrica da Pivô Valmont. Nos dias 10 a 12 de abril participam da Conferência Mundial Água para Alimentos (Water for Food Global Conference 2017), para apresentação do Projeto de Estudo do Potencial Hídrico na Região Oeste da Bahia.


Para a presidente do SPRLEM, Carminha Missio, a garantia da segurança hídrica é essencial a fim de manter a irrigação voltada para a produção de alimentos. “Estamos tendo uma agenda de muitos compromissos e devemos trazer muita informação para o desenvolvimento da irrigação no Oeste da Bahia, observando pontos econômico, ambiental e social. O Estado de Nebraska, nos Estados Unidos, possui menor capacidade hídrica em relação a nós e, no entanto, irriga uma área bem maior, sem colocar em risco a segurança hídrica. Tenho certeza que esta pesquisa, feita por quem mais entende do assunto, vai comprovar o potencial hídrico do Oeste da Bahia e, dessa forma, poderemos fazer o bom uso, sem prejudicar o meio ambiente”, disse.


A iniciativa, de acordo com o secretário estadual do Meio Ambiente, José Geraldo dos Reis Santos, que também integra a missão, evidencia a preocupação dos produtores rurais com o meio ambiente e seus recursos naturais. “É muito valiosa para nós essa convergência no interesse por um estudo técnico-científico, com valor acadêmico, que possa embasar uma discussão consistente sobre o tema”, disse. O secretário de Agricultura, João Vitor de Castro Lino Bonfim, acredita que o estudo será um marco temporal na questão do uso da água na região. “A discussão sobre o tema tem sido pauta frequente, devido à escassez do recurso em algumas regiões do Brasil”, avalia.


A comitiva


Integram também a comitiva, o presidente da Aiba, Celestino Zanella, o diretor de Águas do Inema, Eduardo Farias Topázio, o diretor de Revitalização de Bacias da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado da Bahia, José Olímpio Rabelo de Morais, a diretora geral do Inema, Marcia Cristina Telles de Araújo Lima, o presidente da Abapa, Júlio Busato, o deputado estadual, da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa da Bahia, Eduardo Salles, os professores e pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Marcos Heil Costa, Fernando Falco Pruski e Eduardo Antonio Gomes Marques, além do professor e coordenador da UFV, Aziz Galvão da Silva Júnior e, o professor e pesquisador da UFRJ, Gerson Cardoso da Silva Junior.


Jornal Classe A LTDA ME
Av. Tancredo Neves, 1016 - Aroldo da Cruz 
    CEP: 47850-000 / Luís Eduardo Magalhães-BA
 jornalclassea@yahoo.com.br
77 3639-0108 

© 2016 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com