• Ascom São Desidério / Foto: Rodney Martins

Prefeitura de São Desidério firma parceria com Polícia Militar para aplicação do Programa Educaciona


Estudantes do 3º, 4º, 5º e 7º ano do ensino fundamental das escolas da rede municipal e particular do município de São Desidério estão participando do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A iniciativa fez parte de uma parceria entre a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Educação, e contempla na sede as escolas municipais, Germano Rodrigues de Carvalho e Olavo Pereira dos Santos, além das particulares, Sementinha do Aprender e Escola da Terra, no distrito de Sítio Grande a Escola Municipal Pedro Ferreira dos Anjos e em Roda Velha, a escola municipal, Waldeck Ornelas.


O Proerd tem como objetivo realizar um trabalho socioeducativo, voluntário em parceria com a Polícia Militar de prevenção ao uso e/ou abuso de drogas lícitas ou ilícitas, bem como trata sobre a violência associada ou não ao uso. “Esse programa é de extrema importância para o município, pois, assegura a prevenção, a cidadania e a transformação”, falou o secretário de Educação, Joabe Pereira.


Para o instrutor, Soldado Cunha, os alunos serão orientados por meio de apostilas e as lições serão aplicadas nas salas de aulas: “O programa é ministrado obrigatoriamente por um policial militar fardado, aplicado nas escolas e composto por 10 aulas, sendo 01 aula de 45 minutos uma vez por semana; A duração do programa será de aproximadamente três meses. Ao final do curso acontecerá uma formatura e o aluno que tiver a melhor redação sobre o que aprendeu receberá uma homenagem. Nosso objetivo é capacitar crianças e adolescentes para resistirem às drogas e à violência, através de ações ostensivas e de caráter educacional”, explicou.


O prefeito Zé Carlos ressalta a importância do programa para a sociedade. “Conhecer os perigos do mundo das drogas, saber dizer não a este mal que assola a nossa sociedade são os princípios do Proerd, que funciona como uma integração da Polícia Militar, família e escola para a valorização da vida e a construção de uma sociedade mais justa, sadia e feliz. O Poder Público será sempre parceiro de qualquer instituição que queira trazer melhorias de vida para nosso povo”, complementou.