A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães enviou uma nota à imprensa esclarecendo os problemas de infraestrutura no Ponto cidadão. Na manhã de ontem (9) uma mulher desmaiou quando esperava para ser atendida. O local estava lotado e o calor era muito forte. (veja essa reportagem) Os dois aparelhos de ar condicionado estão quebrados.
Na nota a prefeitura diz que a responsabilidade pela manutenção dos equipamentos é do Governo do Estado, inclusive o fornecimento da internet. Ontem a falta de internet que provocou a demora no atendimento e a impossibilidade da realização de diversos serviços. Confira a nota na íntegra:
“O funcionamento do PONTO CIDADÃO é garantido por um CONVÊNIO celebrado entre a Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães e o Governo do Estado da Bahia. As partes envolvidas assumem responsabilidades distintas, a saber: Cabe à prefeitura: Cessão do prédio para funcionamento do setor (aluguel), despesas com energia elétrica e água, cessão de servidores – operadores de sistema, coordenação, limpeza e vigilância. Cabe ao Governo do Estado: Cessão de equipamentos e sua manutenção (inclusive condicionadores de ar e computadores), insumos, treinamento e capacitação para operação do sistema, funcionamento do sistema (internet) e manutenção do mesmo.
A manutenção dos equipamentos deve ser solicitada ao Estado que envia técnicos, peças de reposição ou substituição do material danificado. A solicitação desta manutenção cabe à prefeitura. Assim que esta gestão assumiu suas funções, destacou a coordenadora do SINE – Andréia Nascimento Ramos para receber treinamento e capacitação em Salvador, treinamento este com duração de 10 (dez) dias.
A mesma levou consigo a relação de solicitação de manutenção de equipamentos, melhoria do sistema e material de uso específico. A solicitação foi encaminhada e aprovada imediatamente para os devidos trâmites. Dentre os materiais enviados de Salvador para Luís Eduardo Magalhães, em atendimento à solicitação da Prefeitura está o equipamento condicionador de ar com potência de 60.000 Btus que, segundo a transportadora, será entregue até sexta, 10 de fevereiro.
Embora esta gestão tenha sido ágil na solicitação de substituição de equipamentos e manutenção dos mesmos junto ao órgão competente, o descaso anterior em dar celeridade a estas solicitações acabou por afetar à população usuária do serviço que se tornou precário. Na manhã de ontem, graças ao forte calor, à precariedade do sistema e à ausência do ar condicionado, uma senhora sentiu-se mal, tendo sido prontamente assistida pelos servidores da prefeitura. Lamentamos profundamente o ocorrido e salientamos que todas as providências que estão ao nosso alcance foram e permanecerão sendo tomadas para que os cidadãos de Luís Eduardo não sejam mais penalizados pela falta de comprometimento dos que nos antecederam.”