• Ascom Sindicato dos Produtores Rurais de L.E.M

Matopiba vai discutir Plano Agrícola e Pecuário da Safra 2017/2018


O município de Luís Eduardo Magalhães, no oeste baiano, será palco nesta quarta-feira, 08, de um importante workshop promovido pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA) com produtores rurais e representantes de entidades de classe dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, para construção das propostas para o Plano Agrícola e Pecuário da Safra 2017/2018. O objetivo é apontar as iniciativas que possam aprimorar a política agrícola brasileira, com a definição de ações prioritárias e estratégicas para o setor.


O encontro é garantia para que as demandas de produtores da fronteira agrícola do Matopiba sejam ouvidas e faz parte de uma série de discussões promovidas nas diversas regiões produtoras do país. A partir desses encontros, a CNA vai elaborar um documento a ser entregue ao Governo Federal, com as prioridades do setor agropecuário para safra 2017/2018.


“Em parceria com as federações de agricultura, realizaremos seis workshops regionais, dentre eles, este para o Matopiba, que será realizado no Sindicato de Luís Eduardo Magalhães, a fim de contemplar as particularidades de cada região. O objetivo é traduzir melhor as demandas dos agricultores de cada setor agropecuário para que o Plano Agrícola e Pecuário traduza o real pensamento do produtor”, disse o presidente da Comissão Nacional de Política Agrícola e vice-presidente da CNA, José Mário Schreiner.


Dentre os temas que devem ser discutidos no workshop estão o crédito rural, comercialização, seguro rural, Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro), Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC), entre outros que tiverem relevância para a região e que sejam indispensáveis à safra 2017/2018, que se inicia em julho/2017.


Oportunidade

Para a presidente do SPRLEM e anfitriã do encontro técnico, Carminha Missio, esta é uma excelente oportunidade para que os produtores rurais e demais profissionais ligados ao setor possam se manifestar para, juntos, contribuir para a construção de uma política agrícola que atenda às necessidades, respeitando-se as particularidades de cada região. “Estamos mobilizando os produtores rurais, as entidades representativas e os profissionais que atuam na área agrícola para participarem do encontro técnico. O produtor rural, independente do estado, região ou município em que atua, enfrenta dificuldades. Acredito que juntos, discutindo os diversos assuntos que demandam atenção, construiremos uma proposta que atenda às expectativas e que venha a beneficiar os produtores rurais, nas suas mais diferentes demandas, de acordo com as particularidades de cada região”, encerra.


Agenda CNA

Os workshops foram agendados segundo o cronograma da Superintendência Técnica da CNA, com o apoio das federações de agricultura. O primeiro deles aconteceu na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe (FAESE), em Aracaju. O segundo acontecerá no dia 08 de fevereiro, às 09h, na sede do Sindicato Rural de Luís Eduardo Magalhães, na Bahia. A capital paranaense sediará o terceiro workshop no dia 13, na sede da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP). Já no dia 20, as discussões ocorrerão em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, na sede da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (FAMASUL).


Com informações da CNA


Jornal Classe A LTDA ME
Av. Tancredo Neves, 1016 - Aroldo da Cruz 
    CEP: 47850-000 / Luís Eduardo Magalhães-BA
 jornalclassea@yahoo.com.br
77 3639-0108 

© 2016 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com