• Ascom TNC

Maior organização ambiental do mundo promove workshop sobre o Programa de Regularização Ambiental no


The Nature Conservancy, Bunge, Secretaria do Meio Ambiente da Bahia e parceiros promovem workshop sobre o Programa de Regularização Ambiental

Evento que será realizado nos dias 1º e 2 de dezembro trará aos agricultores informações sobre boas práticas agrícolas e atividades de restauração florestal

Barreiras, 25 de novembro de 2016 - Nos dias 1º e 2 de dezembro, a The Nature Conservancy (TNC), maior organização ambiental do mundo, a Bunge e seus parceiros promovem o Workshop sobre o Programa de Regularização Ambiental (PRA) e iniciativas de Boas Práticas Agrícolas para o Oeste da Bahia, no auditório da Associação Baiana de Produtores de Algodão e Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (ABAPA/AIBA), em Barreiras, das 8 às 16 horas. Produtores, consultores, Secretarias de Meio Ambiente, estudantes e público interessado poderão participar. O evento gratuito conta com o apoio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA/BA), por meio do Programa Cerrado.

Também serão divulgados os resultados do Programa de Regularização Ambiental, promovido por TNC, SEMA/BA e INEMA. Os especialistas vão abordar também iniciativas de Boas Práticas Agrícolas e o incentivo à Restauração Florestal no Oeste da Bahia.

“Será uma oportunidade importante para todos aprendermos e discutirmos sobre regularização de passivos ambientais, Boas Práticas Agrícolas e técnicas simples e eficazes de recuperação de Áreas de Preservação Permanentes (APP), sempre com foco na melhoria contínua da propriedade rural”, explica Paulo Santana, especialista em restauração da TNC.

Em julho, a TNC e a Bunge lançaram, com o apoio da AIBA e da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE), o guia de Boas Práticas Agrícolas e Água, uma publicação que incentiva o produtor a adotar medidas importantes para a conservação dos recursos hídricos na propriedade rural. Entre as técnicas descritas estão o plantio direto, a irrigação de precisão, as barraginhas, o uso da “muvuca” para restauração florestal, entre outras.

“Ao lançarmos o guia de Boas Práticas Agrícolas e Água no Oeste da Bahia verificamos uma necessidade em discutir mais este tema com os agricultores e profissionais do ramo para promover a troca de experiências e divulgar bons exemplos”, afirma Aline Leão, coordenadora do workshop.

Para Guilherme Justo, especialista em Sustentabilidade da Bunge, com o avanço positivo do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no oeste da Bahia, é hora de darmos o passo seguinte e iniciarmos os Programas de Regularização Ambiental e para termos certeza de que os produtores terão as informações necessárias para iniciar as adequações ambientais de suas propriedades, apoiar um evento como esse, com o conteúdo que ele trará, vem ao encontro das nossas expectativas.

Os interessados devem confirmar presença enviando um e-mail para aleao@tnc.org. As vagas são limitadas e a inscrição é gratuita.

Serviço

EVENTO: Workshop Programa de Regularização Ambiental (PRA) e iniciativas de Boas Práticas Agrícolas no Oeste da Bahia DATA: dias 1 e 2 de dezembro HORÁRIO: das 8h às 16h LOCAL: Auditório da ABAPA/AIBA (Av. Aylon Macedo, 919 – Boa Vista, Barreiras – BA)

Programação:

Dia 1º

Programa de Regularização Ambiental

Os métodos de Restauração Florestal específicos para o Cerrado baiano,

Estudo de caso sobre Boas Práticas Agrícolas e espaço para discussão dos temas abordados.

Dia 2

Atividade prática de restauração em campo coordenada pelo especialista em restauração da TNC Paulo Santana.

Sobre a The Nature Conservancy (TNC):

The Nature Conservancy é a maior organização sem fins lucrativos de conservação ambiental do mundo. Está presente em mais de 35 países, adotando diferentes estratégias com a missão de conservar as terras e águas das quais a vida depende. No Brasil, onde atua há mais de 25 anos, a TNC promove iniciativas nos principais biomas, com o objetivo de compatibilizar o desenvolvimento econômico e social dessas regiões com a conservação dos ecossistemas naturais. O trabalho da TNC concentra-se em ações ligadas a Agropecuária Sustentável, Segurança Hídrica e Infraestrutura Inteligente além de Restauração Ecológica e Terras Indígenas. Saiba mais sobre a TNC em http://www.tnc.org.br

Sobre a Bunge:

A Bunge trabalha diante de um dos maiores desafios do mundo contemporâneo: garantir de forma sustentável a alimentação de uma população em constante crescimento. No Brasil há 110 anos, a empresa é a maior exportadora do agronegócio e uma das principais no setor de alimentos e ingredientes para a indústria alimentícia. São cerca de 17 mil funcionários, que atuam para contribuir com a produção de alimentos e fazer com que produtos de alta qualidade cheguem à mesa de milhares de consumidores todos os dias. Eleita a empresa sustentável do ano de 2015 pelo Guia Exame de Sustentabilidade e reconhecida pela revista Você S/A como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar, a Bunge compra e processa grãos, como soja, trigo e milho; produz alimentos, como óleos, margarinas, maioneses, azeite, arroz, farinhas de trigo, molhos e atomatados; presta serviços portuários; produz açúcar, etanol e bioenergia. São mais de 100 instalações no Brasil, entre fábricas, usinas, moinhos, portos, centros de distribuição e silos, em 17 estados e no Distrito Federal. Marcas como Soya, Delícia, Primor, Salada, Cardeal, Salsaretti, Suprema e Gradina fazem parte da história de milhares de pessoas e de uma das maiores empresas de agronegócio e alimentos do Brasil.


Posts recentes

Ver tudo

EDITAL DE LEILÃO RURAL

Jorge Ferlin Dale Nogari dos Santos, Leiloeiro Rural, nomeado pela Federação de Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia – FAEB, com carteira profissional de nº 003/2020, com endereço profissional na

Jornal Classe A LTDA ME
Av. Tancredo Neves, 1016 - Aroldo da Cruz 
    CEP: 47850-000 / Luís Eduardo Magalhães-BA
 jornalclassea@yahoo.com.br
77 3639-0108 

© 2016 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com