Contato: 77 3639-0108

Rádios OnLine
    
 
 
 
 Notícias
Buscar notícia  

A nova face da saúde de Luís Eduardo Magalhães

  Postada em: 27/02/09-17:47:56
  Escrita por: Anton Roos

Secretária conta com a participaçaõ de todos para melhorar a saúde em Luís Eduardo - Foto: Hélio Lima
Secretária conta com a participaçaõ de todos para melhorar a saúde em Luís Eduardo - Foto: Hélio Lima
Em cima das bancadas de campanha ou no corpo a corpo com o eleitor, a mulher ao lado do então candidato Humberto Santa Cruz representava a esposa, a companheira e, aquela altura, a possível primeira dama do município de Luís Eduardo Magalhães. Poucos meses depois, a médica reumatologista, Maira de Andrada Santa Cruz, consolida-se como o nome forte da saúde do município.

Dona de um sorriso cativante, Maira é a síntese da humanização pretendida por Humberto para o seu governo. Ciente da responsabilidade em cuidar de tão delicada pasta, ela prefere discorrer sobre as vitórias alcançadas ao longo dos primeiros meses de trabalho a falar sobre a responsabilidade em ser Secretária de Saúde e também esposa do prefeito Humberto Santa Cruz. “A nova gestão da saúde de Luís Eduardo Magalhães, além de priorizar a ação curativa, valoriza muito mais a promoção da saúde. Isto significa que estamos atendendo a todo cidadão luiseduardense na sua patologia, tratando os seus sintomas, a sua doença, mas também a sua saúde”, pontifica.

Esta nova postura só foi possível após total reorganização da estrutura da Secretaria. A mudança mais significativa diz respeito ao Posto de Saúde Dr. Gileno de Sá Oliveira. “O Gileno é considerado o coração da Secretaria de Saúde, e tem como vocação o atendimento de urgência e emergência” observa Maira. Em 24 de janeiro a então diretoria do Posto em parceria com a Secretaria de Saúde realizou treinamento com os profissionais de saúde que atendem na unidade para qualificar o atendimento prestado em urgência e emergência.

“Este atendimento se caracteriza por uma situação crítica na saúde daquele cidadão, que necessita de medidas terapêuticas rápidas e eficientes, para afastar o risco de comprometer a vida daquele paciente. Na nova gestão, para que o atendimento fosse deveras eficiente, nós implantamos uma triagem e capacitamos os responsáveis por esta triagem, para identificar quem necessita do atendimento emergencial”, explica.

Esta mudança repercute nas demais unidades de saúde do município, os Postos de Saúde da Família dos bairros Santa Cruz, Mimoso II e Jardim das Acácias e no Centro de Referência Ambulatorial. Enquanto os atendimentos de urgência e emergência são realizados em sua maioria no Gileno, as demais atendem os pacientes que necessitam de atendimento especializado. “Estamos oferecendo a população, 15 serviços, 12 especialidades médicas” aponta Maira. Outra mudança já sentida pela população é o atendimento noturno no Centro de Referência. “Implantamos o horário noturno das 18h às 22h no Centro de Referência Ambulatorial, que atualmente está em funcionamento, apenas quartas e quintas-feiras, com grande aceitação dos nossos pacientes”, diz. A previsão é que para breve o atendimento noturno aconteça em todos os dias da semana.

Dos trunfos da nova gestão, Maira cita a diretoria criada com objetivo de atender o cidadão saudável. Sob responsabilidade da cirurgia dentista Luana Cappelesso a Diretoria de Promoção a Saúde tem como principal meta a manutenção da saúde daqueles que por ora não dependem de atendimento médico. “Através da mudança de hábitos de vida e medidas profiláticas, manteremos o seu sistema imunológico integro, garantindo-lhe a saúde, e como consequência melhor qualidade de vida, que foi um dos compromissos da campanha do nosso prefeito quanto então candidato”, explica a Secretária.

Em plena quarta-feira de cinzas a Secretária se prepara para viajar. Tratar de assuntos de interesse da Secretaria na capital do estado, Salvador. Antes complementa: “estas são as principais mudanças ocorridas na nova gestão, ratificando a visão do atual gestor de Luís Eduardo Magalhães que tem como foco a pessoa e não somente as coisas que ela deseja” Continua, como que fortalecendo o espírito coletivo que permeia os trabalhos de sua equipe e o desejo de sua gestão para com o cidadão. “Queremos ser o seu tutor, o seu condutor, o seu educador, o seu orientador. Queremos oferecer o sentimento do acolhimento e da proteção”.

A rápida conversa chega ao fim com uma nova mensagem. “Fazer coisas todos fazem, porém o compromisso pessoal com cada cidadão é a nossa meta. E com ajuda de Deus, empenho de todos os funcionários da saúde e do município e também com adesão do nosso cidadão com certeza celebraremos grandes vitórias” encerra Maira.



Serviços ofertados pela rede de saúde de Luís Eduardo:
 Clínica médica
 Clínica cirúrgica
 Pediatria
 Imunologia
 Neurologia
 Psiquiatria
 Ortopedia
 Reumatologia
 Ginecologia e obstetrícia
 Urologia
 Cardiologia
 Psicologia
 Fisioterapia
 Odontologia
 Exames de ultrassonografia

  Fonte: Jornal Classe A
Vista: 783 vezes  

Enviar p/ um amigoEnviar para um amigo                      Imprimir matéria                      CompartilharCompartilhar

 
 Comentários (0)

Ainda não há comentários nessa notícia. Comente!


Notícias relacionadas
  « Voltar  
 • Edições Impressa

 • Categorias

 • Publicidade

 • Colunistas
 
 
   
 
77 3639-0108 / 9198-8604 9810-9991
 
77 3628-5853