Ornamentação com garrafas PET deixa São João sustentável em LEM
Postada em: 10/06/12-11:06:14
Escrita por: Anton Roos
Fotos: Anton Roos / Classe A
Zolete Ferrari coordenadora do programa ReciclArte chega a produzir 40 balões de garrafas PET por dia
O circuito oficial do São João em Luís Eduardo Magalhães contará com um diferencial este ano. Ao invés das tradicionais bandeirolas e balões que fazem parte da ornamentação, a prefeitura, através do projeto ReciclArte trabalha na confecção de 800 mini balões de garrafas PET para ornamentar a festa. A ideia é atentar a população para os cuidados com o meio ambiente. Artesã há 16 anos e coordenadora do projeto há dois, Zolete Ferrari revela que há cerca de duas semanas do início da festa pelo menos 600 balões já estão prontos. Conseguindo produzir em média, 40 por dia, ela conta com auxílio de dois ajudantes para dar conta da demanda.
“Esse é o segundo São João que fazemos. Também fizemos a ornamentação do Natal e assim que o processo de confecção destes balões for finalizado já teremos de pensar no que será produzido para as festas de fim de ano”, comenta. Zolete não para. Em poucos minutos monta a base do balão. Para isso utiliza apenas a parte superior das garrafas, previamente recortadas e fixadores para amarrar umas as outras. A confecção de um balão não dura mais que 15 minutos e são usadas 12 garrafas.
Segundo a artesã a conscientização das pessoas acaba sendo natural e até involuntária. “O que buscamos é proteger o meio ambiente. Em festas como esta, as pessoas consomem muita bebida e acabam jogando as garrafas de plástico e latinhas no chão. Vendo as PETs, acreditamos que elas tomem consciência do uso de lixeiras e até da importância da reciclagem”, explica.
O interesse pelo reaproveitamento de garrafas PET surgiu em 2010 em visita a cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, famosa pela ornamentação nas festas de final de ano. “Quando voltei, fiz um curso com um professor de Salvador e só aprimorei a técnica. Hoje damos aulas gratuitas pra quem quiser trabalhar com reciclagem a partir de garrafas PET aqui no projeto”, avisa Ferrari, que diz fazer o que faz por amor. “Adoro o que faço”.
As possibilidades do uso de garrafas PET não se restringem aos balões que ornamentarão o São João em Luís Eduardo. De bancos, a bonecas e até bijuterias, Zolete revela o desejo de melhorar ainda mais seu trabalho com reciclagem. “Quero agregar conhecimento e técnica ao trabalho que realizo, utilizando inclusive outros tipos de material que podem ser reutilizados”, observa.
O projeto ReciclArte é uma oficina de reciclagem promovida pela Secretaria de Cultura e Turismo do município. Os enfeites são produzidos com a intenção de criar arte e desenvolver ações sustentáveis na área de reciclagem para conscientizar a população da sua responsabilidade socioambiental. A equipe do projeto aceita doações de materiais reciclados, principalmente garrafas pet. Para doar, basta entrar em contato com a Secretaria de Cultura e Turismo pelo telefone 3628-9062.
Fonte: Jornal Classe A
Vista: 1172 vezes
Comentários
(0)
Ainda não há comentários nessa notícia. Comente!
 Notícias relacionadas
|